DESTINOS NO BRASIL PARA FÉRIAS EM FAMÍLIA
- Foz do Iguaçu, Paraná
- Gramado, Rio Grande do Sul
- Praia do Forte, Bahia
- São Paulo, São Paulo
- Búzios, Rio de Janeiro
- Maragogi, Alagoas
- Caldas Novas, Goiás
- Penha, Santa Catarina
- Fortaleza, Ceará
- Amazônia, Amazônia
LEIA TAMBÉM: 18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família
15 melhores resorts do Brasil para quem quer férias descomplicadas (com preços!)
Programe-se: 14 viagens pra você fazer no Brasil
O que fazer nas férias com a família?
Viajar em família também é sinônimo de fugir da rotina e criar novas formas de conexão entre pais, filhos, irmãos e parentes, além de exigir um certo nível de planejamento, comunicação e leveza para tudo fluir melhor. Escolha o destino com sabedoria, com ajuda da nossa lista abaixo de acordo com cada perfil de família, e desfrute de dias de qualidade com quem você ama.
1. Foz do Iguaçu, Paraná
Não tem como não se surpreender com a grandiosidade dos 90 metros das mais de 275 cataratas de Foz do Iguaçu, não à toa, deu ao local o título de uma das Sete Maravilhas da Natureza, como também Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Passarelas e mirantes ajudam o público a ver tudo bem de perto – do lado brasileiro, não deixe de conhecer a Garganta do Diabo, a maior cachoeira do Iguaçu. Para mais aventura, embarque no passeio do Macuco Safári, que acontece dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Dividido em três etapas, conheça mais sobre a fauna e flora do Parque nacional a bordo de um veículo elétrico, depois siga por uma trilha de 600 metros até chegar ao deck, de onde você veste o colete salva-vidas e embarca em um dos barcos bimotores que te leva para um verdadeiro banho nas águas das Cataratas do Iguaçu. Além das quedas, há também o Parque das Aves, que com seus 16 mil hectares, abriga mais de 1 500 animais e a visita à Itaipu, a a maior usina hidrelétrica do mundo.
2. Gramado, Rio Grande do Sul
Gramado é um destino bem eclético: agrada casais em busca de chalés românticos, como também famílias, com programações para todas as idades, que vão desde a Aldeia do Papai Noel, ao Mini-Mundo e o Parque Terra Mágica Florybal. Adolescentes e adultos podem curtir um dia de frio no Parque Snowland, ver as estátuas de seus ídolos no Museu de Cera Dreamland, explorar a primeira plataforma de vidro da América Latina (e uma das maiores do mundo), a Skyglass, e aproveitar para fazer vídeo com fotos e arrasar nas redes sociais. Para os apaixonados por carros e velocidade, não da pra deixar de conhecer o Super Carros, salão temático com exposições, espaços para diversão e até cinema 9D. Quem pensa que não tem ecoturismo por lá, está muito enganado: o Parque do Caracol fica dentro de uma densa e fechada mata e conta com trilhas, mirantes e, a atração principal, a Cascata do Caracol. O centrinho é super agradável para caminhar com a família e, de quebra, tem um dos melhores chocolates artesanais feitos no Brasil.
VEJA TAMBÉM: Destinos de frio no Brasil para viajar em junho, julho e agosto
3. Rio Quente, Goiás
O Rio Quente é um daqueles destinos plurais, que agrada gregos e troianos, dos mais velhos aos adultos, adolescentes e crianças. É pisar no emancipado município que você é automaticamente transportado para um oásis tropical de águas termais e beleza deslumbrante. Imagine só: mergulhar em águas cristalinas e revitalizantes a 37,5ªC em um parque aberto 24 horas por dia, depois dar um pulinho no Hot Park e curtir um dos maiores e melhores parques aquáticos do Brasil (e o único com águas naturalmente quentes), e acabar o dia relaxando em uma das acomodações do complexo, com comida boa, infra completa e uma porção de outras atividades rotativas? Melhor ainda: é um destino que pode ser visitado o ano todo devido ao clima quente do Centro-Oeste. Para quem chega de outra cidade, os aeroportos mais próximos são o de Caldas Novas, a cerca de 30 quilômetros, e o de Goiânia, a 180 quilômetros.
São cinco opções de hospedagem dentro do complexo do Rio Quente Parques e Resorts. Nessas acomodações, há a comodidade de trabalharem com o regime de meia pensão, além do acesso ilimitado tanto ao Parque das Fontes, quanto ao Hot Park. Para famílias, recomendamos o Hotel Turismo, ou o Hotel Pousada, dentro do complexo e alguns passos dos parques.
LEIA MAIS: Guia Rio Quente Parques e Resorts (GO): turismo e sustentabilidade
5 motivos para visitar o Rio Quente Resorts em junho
4. Praia do Forte, Bahia
A 80 km de Salvador, a Praia do Forte encanta com suas piscinas naturais, a vibe calma, estrutura medieval e, claro, com as tartarugas marinhas, que fazem sua desova por ali – e muitas outras vem se alimentar. O Projeto Tamar é sempre uma ótima visita para que se aprenda mais sobre responsabilidade ecológica. Restaurantes temáticos e parquinhos infantis espalhados pela orla tornam o ambiente ainda mais gostoso para se visitar com a criançada. Tanto o Iberstar como o Tivoli Praia do Forte são opções de hospedagem de peso – o Tivoli é um resort de luxo, com pegada sustentável e é parceiro do projeto Tamar. Apesar de bem grande, não tem aquela vibe “resortão” – massificada e movimentada. Funciona no esquema meia-pensão (café da manhã e jantar incluídos).
5. São Paulo, São Paulo
À primeira vista, a maior capital da América Latina não brilha os olhos quando se pensa em destinos de férias, mas, acredite, você está muito enganado – a quantidade de programas e museus disponíveis é impressionante. São inúmeras atrações que vão manter as crianças ocupadas por um bom tempo, como o Museu Catavento e o Museu da Imaginação, fora o Centro Cultural do Banco do Brasil, a Pinacoteca, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu da Arte Moderna, o Museu da Imagem e do Som, o Instituto Tomie Ohtake, o Itaú Cultural… Enfim, a lista é gigantesca.
VEJA TAMBÉM: 28 curiosidades de São Paulo, a maior metrópole da América Latina
Conheça 9 hotéis com day use em São Paulo para passar um dia com luxo
13 restaurantes em São Paulo com clima de viagem pra você conhecer
6. Búzios, Rio de Janeiro
Lugares para ir com a família no Rio de Janeiro: belíssimas paisagens naturais, casas de charme a beira-mar e as mais de 20 praias disponíveis tornam Búzios um dos destinos mais requisitados do Rio de Janeiro e um relevante point praiano durante todo o ano. Tem faixa de areia para todos os gostos: desde as mais paradisíacas, como a da Caravelas ou Tucuns, às mais famosinhas, como a da Ferradura e Geribá, até as mais visitadas pelos locais, como a Azeda e a Azedinha. Pode-se ainda levar a família para um passeio de lancha, caiaque ou ainda curtir os pedalinhos. A Honu House (diárias a partir de R$ 2 460) é uma bela pedida para curtir com a família- são cinco quartos, para até 12 pessoas, deck com piscina com vista panorâmica de Búzios e está dentro de um condomínio super seguro próximo à Praia de Geribá.
7. Maragogi, Alagoas
Maragogi tem algumas das praias mais bonitas do Brasil, inclusive, não dá para pensar em piscinas naturais e não pensar nas galés do local, que abrange praias como da Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, ideais para dar um mergulho livre nas águas cristalinas e super tranquilas. Pule as multidões e procure pousadas ao sul do vilarejo, numa região mais calma, faça passeios de barco, alugue um buggy e explore a região de carro, vendo as belas Praia do Antunes e Barra Grande.
VEJA TAMBÉM: Caribe brasileiro: 15 praias com as águas mais claras do país
8. Penha, Santa Catarina
São 31 quilômetros de orla e mais de 29 faixas de areia para curtir em Penha. Localizada no litoral de Santa Catarina, a cidade fica a 120 km da capital Florianópolis e é um dos principais polos de diversão do sul brasileiro. É lá que fica o Beto Carrero World, uns dos maiores e melhores parques temáticos da América Latina, com dez milhões de metros quadrados divididos em oito áreas, cada qual com sua temática, com montanhas-russas e grandes brinquedos que agradam das crianças aos adultos. Dica: existem condições especiais para quem vai em grandes grupos.
9. Fortaleza, Ceará
Falando em parque de diversões, o Beach Park, em Fortaleza, é a pedida para quem está procurando destinos para conhecer em família no Nordeste do Brasil. As atrações vão desde piscinas rasinhas, para crianças pequenas, até aos mais radicais, com tobogãs que ganharam prêmios, como o Insano, de 41 metros de altura e uma descida de mais de 100 km/h. Mais que isso, o Ceará conta com sol o ano inteiro, ótima infraestrutura, bons hotéis e restaurantes, além de praias bem kids-friendly – a Praia do Futuro, por exemplo, conta com piscina e playground e o Parque Ecopoint destaca-se com pela ampla área verde, fazendinhas, tirolesa e até zoológico.
10. Amazônia, Amazônia
Se você ainda tem dúvidas se dá para conhecer a Amazônia com crianças, a resposta é sim! Maior floresta tropical do mundo, o local emana uma energia inexplicável e visitá-la com seus pequenos será certamente uma experiência de viagem incrível para que eles possam aprender mais a respeito da natureza e da vida animal através de uma imersão genuína nesse patrimônio inigualável do nosso país. O Juma Amazon Lodge é a estadia mais completa, com esquema de pacotes, de uma a cinco noites, com transfers, alimentação e tours já inclusos no preço. Dentre as saídas, passeio de barco pelo Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, caminhada na floresta, escalada em árvores e muito mais – um destino perfeito para uma aventura em família. Contudo, o recomendado é que a criança não seja muito medrosa com o possível aparecimento de cobras durante caminhadas ecológicas. Pacotes de três noites desde R$ 2 855 em pensão completa com transfers e passeios; RESERVE AQUI! Leia mais sobre a experiência de hospedar-se em um hotel de selva AQUI.