el calafate argentina

Curiosidades América do Sul: 49 fatos interessantes sobre o continente

CURIOSIDADES AMÉRICA DO SUL

A diversidade cultural é um dos maiores diferenciais da América do Sul.

O continente fica do lado de cá da linha do Equador e é repleto de paisagens naturais surreais entre praias, desertos e montanhas, cidades vibrantes, tradições gastronômicas mil, cultura caliente contagiosa e estações de esqui prontinhas pra receber turistas devidamente encasacados no inverno. Confira abaixo 49 curiosidades interessantes sobre a América do Sul.

LEIA MAIS: Melhor época para viajar pela América do Sul: previsão mês a mês
Confira as 10 maiores cidades da América do Sul e seus atrativos turísticos

ÍNDICE

  1. Curiosidades América do Sul: geografia
  2. Curiosidades América do Sul: turismo
  3. Curiosidades América do Sul: cultura
  4. Curiosidades América do Sul: história
  5. Curiosidades América do Sul: economia
  6. Curiosidades América do Sul: gastronomia

Quais as maiores cidades da América do Sul? 

Em critérios de população, na ordem decrescente: São Paulo (Brasil), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia), Rio de Janeiro (Brasil), Santiago (Chile), Brasília (Brasil), Salvador (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Fortaleza (Brasil).

Quais os maiores países da América do Sul? 

O Brasil ocupa o topo da lista, sendo o maior país da América do Sul, em termos de extensão, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Em seguida, vem Argentina, Peru, Colômbia, Bolívia e Venezuela; segundo o site Statista

Curiosidades América do Sul: geografia

  • O relevo do continente é fortemente marcado pela Cordilheira dos Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, com oito mil quilômetros de extensão. Dividindo-se em diversos setores e ramificações, a Cordilheira se estende da Venezuela à Patagônia e recebe milhares de turistas de todas as partes do mundo, principalmente os que gostam de se aventurar em grandes altitudes. A montanha mais alta é o Monte Aconcágua, localizada nos andes argentinos e com 6 962 metros de altura. Entre a região dos Andes, dos planaltos residuais norte-amazônicos e serras e planaltos do Atlantico-Leste-Sudeste, existem áreas de planícies formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do Rio Paraná. 
cordilheira dos andes

– Uma das principais características da população sul-americana é o desequilíbrio na distribuição geográfica, já que a maioria das pessoas se concentra em áreas litorâneas e grandes regiões no interior do continente permanecem praticamente desabitadas.

deserto-atacama

LEIA MAIS: Veja quais são os melhores passeios do Atacama
Onde ficar no Deserto do Atacama: opções de hotéis de todos os preços
9 ideias de roteiros pelo Chile, da Patagônia aos centros de ski, vinícolas e o Atacama

– A população do Uruguai é quase sete vezes menor do que a da região metropolitana de São Paulo, com um pouco de mais de três milhões de habitantes, concorrendo com as 21 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo.

vulcao no equador
mina no chile
  • Uma das maiores minas a céu aberto do mundo é a Chuquicamata, no Chile. A cratera chilena é gigantesca: possui quatro quilômetros de comprimento e dois de largura, com profundidade de 780 metros. A Mina de Chuquicamata pertence à Corporación del Cobre (Codelco), principal empresa chilena na mineira metálica, e é reconhecida por sua importante produção na extração do cobre, representando 1/3 do comércio nacional.

LEIA MAIS: O que fazer em Santiago: bairro a bairro pela capital chilena

Curiosidades América do Sul: turismo

ruta40-argentina
  • Viagens de carro pelos países da América do Sul são recheadas de paisagens exuberantes que variam entre lagos emoldurados por cadeias montanhosas, praias de mar azul-claro e cidades coloniais charmosas que estão pertinho de nós. Entre os principais roteiros para fazer uma road trip pelo continente, inclua a Carreteira Austral chilena: com vibe aventureira e com muita imersão na natureza, visite o Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile, e a cidade de Futaleufú. Além disso, a Ruta 40 também é destaque no assunto: ela conecta o norte desértico da Argentina, com suas salinas e montanhas coloridas, com o sul gelado, passando pela região vinícola de Mendoza e pelos cênicos lagos argentinos.

LEIA MAIS: Road trip na América do Sul: 6 roteiros entre lagos, praias e montanhas

  • Você sabia que Machu Picchu é um dos lugares de maior magnetismo do mundo? Essa atração número um do Peru e um dos monumentos arqueológicos mais importantes está localizada no coração dos Andes peruanos, a cerca de 74 km de Cusco, no topo de uma montanha. É formado por templos, muralhas, terraços e palácios feitos de grandes blocos de rocha – um ótimo passeio para admirar a perfeição da engenharia e da construção milimétrica do Império Inca no século 15, além de contemplar as cadeias montanhosas dos Andes. 

LEIA MAIS: Como ir de Cusco a Machu Picchu: tudo que você precisa saber
10 dias no Peru: roteiro pronto explicadinho pra uma primeira viagem
7 Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno: conheça esses monumentos grandiosos

machu-picchu

LEIA MAIS: Dicas pra conhecer o Salar de Uyuni saindo da Bolívia: suas dúvidas resolvidas
Os melhores destinos da Bolívia pra montar o seu roteiro
Top 10 desertos mais bonitos do mundo para aventureiros

laguna-salar-uyuni

– Para os amantes de futebol: Buenos Aires conta com mais estádios do que qualquer outra cidade do mundo, abrigando 36 estádios por sua extensão, como o La Bombonera e o  Monumental de Nunez.

LEIA TAMBÉM: Esportes em Buenos Aires: conheça o lado esportivo da capital argentina

lago peru e Bolivia
Copacabana na Bolivia
  • Você sabia que, nas margens do Lago Titicaca, existe uma cidade chamada Copacabana? A pequena e simpática cidade boliviana fica a 154 km de La Paz e possui cerca de 20 mil habitantes. A partir disso, partiu para o Rio de Janeiro uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, batizando um dos bairros mais famosos do maior cartão-postal do Brasil. A Isla del Sol é uma das atrações destaque do local, considerada um dos lugares mais sagrados dos Andes.

LEIA MAIS: Roteiro completo por Ushuaia, porta de entrada para a Antártica
A imensidão branca de Ushuaia, na Patagônia

cachoeira Venezuela
  • A cachoeira mais alta do mundo é a venezuelana Salto Angel, com 979 metros de altura: 12 vezes superior à das Cataratas do Iguaçu, é uma queda d’água gerada pela queda do Rio Churún. Fica no Parque Nacional Canaima, em meio à uma selva isolada no sudoeste da Venezuela. Pela região, há ainda outras formosas quedas d’água e a Lagoa de Canaima, que nos convidam a tomar um refrescante banho em suas praias de areia branca. 

LEIA MAIS: Dicas dos Lençóis Maranhenses: um guia completo para organizar a sua viagem
Rota das Emoções: roteiro prontinho dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara
Como é a Travessia dos Lençóis Maranhenses, roteiro a pé de 3 dias por dentro do parque

Curiosidades América do Sul: cultura

– O Brasil é a única nação a falar português em toda a América do Sul. Além disso, é o mais populoso e possui a maior cidade do continente: São Paulo foi considerada a mais influente da América Latina em um ranking que avaliou 50 metrópoles globais, realizado pela Civil Service College de Singapura e Chapman University.

  • A cidade de São Paulo tem por volta de 293 mil imigrantes, entre eles portugueses, italianos, japoneses, coreanos e libaneses, segundo dados da Polícia Federal. Alguns bairros têm sua história diretamente marcada pela presença de imigrantes: o Brás, a Mooca e o Belenzinho têm forte presença de italianos, o que se confirma pelo grande número de cantinas e pizzarias; os judeus estão majoritariamente no bairro de Higienópolis e os japoneses se concentram na Liberdade, sediando a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão – lá, moram mais de 600 mil japoneses.

LEIA MAIS: 28 curiosidades de São Paulo, a maior metrópole da América Latina
8 pousadas e hotéis pé na areia (com charme) no Litoral Norte de São Paulo
16 hotéis perto de São Paulo para o final de semana que são verdadeiros refúgios

bairro-liberdade
rua em Suriname America do sul
  • As manifestações religiosas também têm grande destaque: a religião predominante na América do Sul é o Cristianismo, que conta com mais de 89% da população – cerca de 388 milhões de pessoas. O Brasil possui a maior população católica do mundo: são 123 milhões de pessoas, o que corresponde a 64% da população do país. Atrás apenas dos Estados Unidos, a Argentina engloba a segunda maior população judaica das Américas.
  • No Suriname, a maior parte da população fala holandês, devido ao longo período de colonização e domínio definitivo dos holandeses no território. No entanto, também há uma grande quantidade de surinameses que falam hindi, javanês, dialetos indígenas, espanhol e inglês. 
  • O Suriname e a Guiana são os únicos países do continente em que a direção dos automóveis fica do lado direito. 

LEIA MAIS: O que fazer em Punta del Este: miniguia com passeios e restaurantes por região
Onde se hospedar em Montevidéu: seleção de hotéis até US$ 100

Bate-volta em Colônia do Sacramento desde Montevidéu ou Buenos Aires

Curiosidades América do Sul: história

  • O Brasil foi o único país independente da América do Sul a mandar tropas para lutar na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1 939 a 1 945. Foram mais de 25 mil soldados enviados à guerra.
  • Você sabia que, antes de ser anexado ao Brasil, o Acre pertencia à Bolívia e ao Peru? Habitado pelas populações indígenas, foi centro de disputas pelo domínio da área entre os bolivianos, peruanos e os brasileiros. Com isso, em 1 903, foi decretado o Tratado de Petrópolis, que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros.
Parque no Acre

Curiosidades América do Sul: economia

– De acordo com o site oficial do governo de São Paulo, se o estado de SP fosse um país, estaria entre os 30 mais ricos do planeta. À frente da Hungria e Ucrânia, seria a 21ª economia do mundo e com PIB independente, que está na casa dos US$ 600 bilhões. 

casa em Salento, colombia
  • A Colômbia é, também, uma grande produtora de flores: é a segunda maior exportadora do mundo. Conhecidas pela sua durabilidade e pelo seu tamanho, as rosas colombianas possuem no Brasil um dos maiores compradores. Além disso, é o primeiro produtor de carvão do continente e o maior produtor de esmeraldas: mais de 95% da produção mundial de esmeraldas sai de lá.

LEIA MAIS: Roteiro pela Colômbia: veja que destinos incluir na sua viagem
O que fazer em Bogotá, na Colômbia, por bairros

Curiosidades América do Sul: gastronomia

  • Já no Peru, alguns dos pratos mais famosos são o inigualável anticucho de coração, deliciosos espetinhos de coração de boi, o tacu-tacu, a versão peruana do arroz com feijão brasileiro, e a carapulcra, um guisado feito com carne e batata-seca. 
  • A gastronomia brasileira é riquíssima. Temos influências indígenas, africanas, europeias e peculiaridades regionais do nosso território continental, com tradições, gostos, histórias, clima e ingredientes diversos. Dentre as principais comidas típicas, estão o acarajé, um bolinho feito com feijão-fradinho encontrado na Bahia, a feijoada, a mistura conhecida mundialmente de carnes de porco, feijão, arroz e um bom tempero, e a deliciosa moqueca, muito conhecida no Estado do Espírito Santo, que leva peixes, frutos do mar e alguns legumes e vegetais.
  • O Brasil é conhecido por ser o segundo país no mundo em consumo de pizzas: são produzidas diariamente cerca de 1,7 milhões de pizzas. 

Curiosidades América do Sul: o que mais você gostaria de saber sobre o nosso continente? Ou tem algum fato inusitado legal para compartilhar? Deixa aqui nos comentários!

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Paiva
@ddudapaiva_

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário aqui!