ÍNDICE
- Curiosidades América do Sul: geografia
- Curiosidades América do Sul: turismo
- Curiosidades América do Sul: cultura
- Curiosidades América do Sul: história
- Curiosidades América do Sul: economia
- Curiosidades América do Sul: gastronomia
Quais as maiores cidades da América do Sul?
Em critérios de população, na ordem decrescente: São Paulo (Brasil), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia), Rio de Janeiro (Brasil), Santiago (Chile), Brasília (Brasil), Salvador (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Fortaleza (Brasil).
Quais os maiores países da América do Sul?
O Brasil ocupa o topo da lista, sendo o maior país da América do Sul, em termos de extensão, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Em seguida, vem Argentina, Peru, Colômbia, Bolívia e Venezuela; segundo o site Statista.
Curiosidades América do Sul: geografia
- De acordo com o site Country Meters, a América do Sul é habitada por 437 milhões de pessoas distribuídas entre 13 países, sendo eles: Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia, Chile, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
- A América do Sul é um continente localizado no Hemisfério Sul do planeta, conectado à América do Norte pela América Central. Com cerca de 18 milhões km² de extensão, possui pouco menos de 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. É banhada pelo Oceano Atlântico, do lado leste, pelo Oceano Pacífico a oeste e ao norte pelo Mar das Antilhas, mais conhecido como Mar do Caribe.
- O relevo do continente é fortemente marcado pela Cordilheira dos Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, com oito mil quilômetros de extensão. Dividindo-se em diversos setores e ramificações, a Cordilheira se estende da Venezuela à Patagônia e recebe milhares de turistas de todas as partes do mundo, principalmente os que gostam de se aventurar em grandes altitudes. A montanha mais alta é o Monte Aconcágua, localizada nos andes argentinos e com 6 962 metros de altura. Entre a região dos Andes, dos planaltos residuais norte-amazônicos e serras e planaltos do Atlantico-Leste-Sudeste, existem áreas de planícies formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do Rio Paraná.
- Segundo o Estadão, a América do Sul abriga a maior diversidade física e climática de todos os continentes, além de contar com uma das maiores biodiversidades: grande parte é encontrada na gigantesca Floresta Amazônica: é a maior floresta tropical do mundo e responsável por cerca de 20% do oxigênio presente no planeta. São mais de 40 mil espécies de plantas, 1 300 espécies de pássaros, três mil tipos de peixes e 430 mamíferos, além de mais de duas milhões de espécies de insetos. Com 6 992 km, lá está o maior rio do mundo em volume de água e extensão, o Rio Amazonas.
- Cerca de 70% do território da Guiana é coberto pela Floresta Amazônica. Segundo dados da Global Forest Watch, cerca de 75% dessa cobertura é de floresta primária, ou seja, aquela com pouca ou nenhuma intervenção humana.
– Uma das principais características da população sul-americana é o desequilíbrio na distribuição geográfica, já que a maioria das pessoas se concentra em áreas litorâneas e grandes regiões no interior do continente permanecem praticamente desabitadas.
- O Equador e o Chile são os únicos países que não fazem fronteira com o Brasil, fisicamente separados pelos demais países do continente, que possuem as divisões determinadas por rios ou recortes naturais na paisagem.
- Acredite se quiser: o deserto mais árido do mundo fica no Chile. As temperaturas no Deserto do Atacama podem variar de 40º C ao dia a 0º C à noite. Lá, você verá crateras, ondulações pontiagudas e outros formatos arenosos em tons de argila que fazem os olhos duvidarem de que a paisagem é mesmo real. Além disso, é uma das regiões com maior número de telescópios do mundo: muitas descobertas da astronomia foram feitas graças aos telescópios instalados na região. Obs: a base para conhecer o Deserto do Atacama é a cidade de San Pedro do Atacama, a 100 km do aeroporto de Calama.
LEIA MAIS: Veja quais são os melhores passeios do Atacama
Onde ficar no Deserto do Atacama: opções de hotéis de todos os preços
9 ideias de roteiros pelo Chile, da Patagônia aos centros de ski, vinícolas e o Atacama
- O Gran Chaco é um grande bioma de floresta seca que, com 800 km² de extensão, reúne conjuntos de genes essenciais à sobrevivência da espécie humana. Situada na Argentina, Bolívia e Paraguai, além de possuir uma pequena parte do Brasil, é a maior floresta tropical seca da América do Sul. Reúne mais de 50 ecossistemas diferentes, unidos pelo mesmo padrão de vegetação e clima, porém apenas 9% do bioma está protegido, correndo um sério risco de extinção.
- Os territórios sul-americanos são cortados por duas linhas latitudinais, a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Enquanto no norte as temperaturas podem chegar a níveis bem elevados, a neve pode estar prevalecendo no sul do continente, divido em quatro climas principais: tropical, temperado, árido e frio de montanha. A Zona Tropical abrange do Caribe ao Trópico de Capricórnio, com média anual superior a 26º C. Já a Zona Árida conta com chuvas escassas na região dos desertos peruanos, chilenos e na Patagônia Argentina. Devido a altitude, as regiões mais frias são o extremo sul e a região dos Andes – apresenta temperaturas negativas e bastante neve. Em contraste, no verão amazônico, as temperaturas podem chegar a quase 40º C.
– A população do Uruguai é quase sete vezes menor do que a da região metropolitana de São Paulo, com um pouco de mais de três milhões de habitantes, concorrendo com as 21 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo.
- O Equador tem 64 vulcões num espaço territorial aproximadamente 30 vezes menor do que o Brasil. Apenas 11 dos 64 vulcões equatorianos são ativos e a cada três habitantes do Equador, um é vizinho de vulcões. O maior vulcão equatoriano é o gigantesco Chimborazo, com 6 263 metros de altitude, e fica a 180 km de Quito: é um dos mais importantes do mundo e sua escalada é considerada perigosa, devido a presença de fendas, risco de avalanches e paredes íngremes.
- Você sabia que existem três Amazonas? O maior estado brasileiro é conhecido pelas vastas fauna e flora, mas existe também um estado peruano com o mesmo nome, localizado na fronteira com o Equador. Chachapoyas é a sua capital e, assim como no Amazonas brasileiro, a região é famosa por suas cachoeiras e pela natureza ser um atrativo turístico. Conta com 390 mil habitantes e é conhecida pelos bosques de neblina, além de abrigar o sítio arqueológico Kuélap, localizado na província de Luya – lá, você encontrará templos, muralhas e espaços administrativos para atividades religiosas. Já o terceiro Amazonas é um departamento colombiano com cerca de 80 mil habitantes, que se compõe inteiramente pela Floresta Amazônica: se estiver pela região, visite o lago Tarapoto, lar de diversos botos-cor-de-rosa.
- Uma das maiores minas a céu aberto do mundo é a Chuquicamata, no Chile. A cratera chilena é gigantesca: possui quatro quilômetros de comprimento e dois de largura, com profundidade de 780 metros. A Mina de Chuquicamata pertence à Corporación del Cobre (Codelco), principal empresa chilena na mineira metálica, e é reconhecida por sua importante produção na extração do cobre, representando 1/3 do comércio nacional.
LEIA MAIS: O que fazer em Santiago: bairro a bairro pela capital chilena
- O Chile conta com o maior número de vulcões ativos da América, com cerca de 95 em atividade – entre ativos, como o Osorno e o Villarica, com mais de dois mil metros de altitude, e inativos. Isso acontece por fazer parte do Cinturão de Fogo do Pacífico, uma região em volta do Oceano Pacífico com elevada instabilidade geológica, sujeita a terremotos e vulcões – responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.
Curiosidades América do Sul: turismo
- A biodiversidade dos países sul-americanos é destaque no turismo: o continente conta com climas montanhosos e praias belíssimas que valem a visita, como na Ilha de Galápagos, no Equador, um arquipélago conhecido mundialmente e repleto de ilhotas, recifes e praias surreais; a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, com águas cristalinas e eleita a melhor faixa de areia do mundo pelos usuários do TripAdvisor; e San Andrés, na Colômbia, local ideal para nadar com arraias e peixes de todos os tamanhos que vivem na terceira maior barreira de corais do mundo, situada ali.
- Viagens de carro pelos países da América do Sul são recheadas de paisagens exuberantes que variam entre lagos emoldurados por cadeias montanhosas, praias de mar azul-claro e cidades coloniais charmosas que estão pertinho de nós. Entre os principais roteiros para fazer uma road trip pelo continente, inclua a Carreteira Austral chilena: com vibe aventureira e com muita imersão na natureza, visite o Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile, e a cidade de Futaleufú. Além disso, a Ruta 40 também é destaque no assunto: ela conecta o norte desértico da Argentina, com suas salinas e montanhas coloridas, com o sul gelado, passando pela região vinícola de Mendoza e pelos cênicos lagos argentinos.
LEIA MAIS: Road trip na América do Sul: 6 roteiros entre lagos, praias e montanhas
- Você sabia que Machu Picchu é um dos lugares de maior magnetismo do mundo? Essa atração número um do Peru e um dos monumentos arqueológicos mais importantes está localizada no coração dos Andes peruanos, a cerca de 74 km de Cusco, no topo de uma montanha. É formado por templos, muralhas, terraços e palácios feitos de grandes blocos de rocha – um ótimo passeio para admirar a perfeição da engenharia e da construção milimétrica do Império Inca no século 15, além de contemplar as cadeias montanhosas dos Andes.
LEIA MAIS: Como ir de Cusco a Machu Picchu: tudo que você precisa saber
10 dias no Peru: roteiro pronto explicadinho pra uma primeira viagem
7 Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno: conheça esses monumentos grandiosos
- O maior depósito de sal a céu aberto do mundo é o Salar de Uyuni – cerca de 25 mil toneladas de sal de cozinha são extraídos do Salar por ano. Cartão-postal da Bolívia, o cenário parece de outro mundo: ocupa uma área total de 12 000 km² e fica a 3 800 metros de altitude na Cordilheira dos Andes. A cidade de Uyuni, base para conhecer o salar e o deserto, fica no sul da Bolívia, a 540 km de La Paz e 200 km de Potosí. No verão, a água que se acumula no solo reflete o céu; no inverno, os blocos secos de sal formam desenhos do chão. Se aventurando deserto adentro, a paisagem engloba também ilhas de cactos gigantes, montanhas majestosas e lagoas multicoloridas.
LEIA MAIS: Dicas pra conhecer o Salar de Uyuni saindo da Bolívia: suas dúvidas resolvidas
Os melhores destinos da Bolívia pra montar o seu roteiro
Top 10 desertos mais bonitos do mundo para aventureiros
- A capital peruana dispensa apresentações, sendo uma das cidades mais procuradas por viajantes em todo o continente, sobretudo por sua vertente cultural e gastronômica. A região metropolitana de Lima conta com belíssimas praias que merecem ser visitadas por todos que passam pela cidade, como a La Herradura, em Chorrillos. O Circuito das Praias da Costa Verde deve estar no seu roteiro, que atravessa distritos como Barranco, Miraflores, San Miguel, Magdalena, Chorrillos e San Isidro: são dezenas de praias em uma extensão de seis quilômetros, sendo procurada tanto por banhistas quando por praticantes de esportes como surf e parapente.
– Para os amantes de futebol: Buenos Aires conta com mais estádios do que qualquer outra cidade do mundo, abrigando 36 estádios por sua extensão, como o La Bombonera e o Monumental de Nunez.
LEIA TAMBÉM: Esportes em Buenos Aires: conheça o lado esportivo da capital argentina
- Na fronteira entre Peru e Bolívia e com cerca de 8 300 km² está o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Ele está a 3 821 metros de altitude, também na cordilheira andina. Lá, existem mais de duas mil espécies de peixes e belíssimas aves, que usam a encosta como um refúgio. Além disso, é considerado o lago com o maior volume de água da América do Sul – não deixe de visitar as ilhas naturais e artificiais da região, como a Los Uros, povoada por comunidades indígenas que sobrevivem da pesca, artesanato e do turismo.
- Você sabia que, nas margens do Lago Titicaca, existe uma cidade chamada Copacabana? A pequena e simpática cidade boliviana fica a 154 km de La Paz e possui cerca de 20 mil habitantes. A partir disso, partiu para o Rio de Janeiro uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, batizando um dos bairros mais famosos do maior cartão-postal do Brasil. A Isla del Sol é uma das atrações destaque do local, considerada um dos lugares mais sagrados dos Andes.
- O continente é o lar da cidade mais ao sul do mundo, Ushuaia, conhecida como o Fim do Mundo. Localizada no extremo sul da Argentina, a apenas mil quilômetros da Antártica, é também um prato cheio para os amantes de esportes na neve. Rodeada por árvores, rios, lagos e montanhas espetaculares, Ushuaia é uma linda imensidão branca, que traz atrações de grande aglomerados invernais com um tom caseiro e rústico de uma cidade pequena. A temporada de inverno – de junho a outubro – é conhecida por ser a melhor época para aproveitar o local. Durante esse período a temperatura varia de 0 a 10 graus negativos, o que torna a cidade um dos melhores e mais gelados lugares para conhecer neve no Hemisfério Sul.
LEIA MAIS: Roteiro completo por Ushuaia, porta de entrada para a Antártica
A imensidão branca de Ushuaia, na Patagônia
- A cachoeira mais alta do mundo é a venezuelana Salto Angel, com 979 metros de altura: 12 vezes superior à das Cataratas do Iguaçu, é uma queda d’água gerada pela queda do Rio Churún. Fica no Parque Nacional Canaima, em meio à uma selva isolada no sudoeste da Venezuela. Pela região, há ainda outras formosas quedas d’água e a Lagoa de Canaima, que nos convidam a tomar um refrescante banho em suas praias de areia branca.
- Os incríveis Lençóis Maranhenses formam o maior campo de dunas da América do Sul: localizado no noroeste do Maranhão e a quatro horas de carro da capital São Luís, o parque conta com cenários paradisíacos de lagoas cristalinas e interdunares à beira-mar, passeios de aventura e caminhadas intensas. Você sabia que na época de cheias, o parque conta com mais de 36 mil lagoas em toda a sua extensão? Por lá, não deixe de fazer o Circuito da Lagoa Bonita e da Lagoa Azul, aproveitando uma imensidão de natureza única e especial. Caso queira explorar o parque nacional com mais calma, vivendo o melhor do destino, programe pelo menos mínimo uma semana de viagem.
LEIA MAIS: Dicas dos Lençóis Maranhenses: um guia completo para organizar a sua viagem
Rota das Emoções: roteiro prontinho dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara
Como é a Travessia dos Lençóis Maranhenses, roteiro a pé de 3 dias por dentro do parque
Curiosidades América do Sul: cultura
- Na América do Sul são encontradas diversas etnias e línguas distintas: desde as mais faladas, no caso do português e do espanhol, idioma mais popular no continente, até o caiapó, um dialeto indígena, e o bantu, dialeto de origem africana trazido pelos escravos. O inglês é a terceira língua mais falada na América do Sul, com mais de cinco milhões de falantes, segundo o site Ethnologue.
– O Brasil é a única nação a falar português em toda a América do Sul. Além disso, é o mais populoso e possui a maior cidade do continente: São Paulo foi considerada a mais influente da América Latina em um ranking que avaliou 50 metrópoles globais, realizado pela Civil Service College de Singapura e Chapman University.
- Pautado principalmente nas tradições, o continente se baseia na cultura indígena, europeia, portuguesa e africana. Além disso, a música e as expressões culturais têm uma forte presença nos territórios sul-americanos, como o tango na Argentina, que especula-se que o estilo musical seja decorrente da habanera e da milonga, vertentes da música cubana; o samba no Brasil, com origem dentro das comunidades afro-brasileiras, especialmente no Rio de Janeiro; e a salsa na Colômbia, que se baseia na mistura de músicas caribenhas.
- A cidade de São Paulo tem por volta de 293 mil imigrantes, entre eles portugueses, italianos, japoneses, coreanos e libaneses, segundo dados da Polícia Federal. Alguns bairros têm sua história diretamente marcada pela presença de imigrantes: o Brás, a Mooca e o Belenzinho têm forte presença de italianos, o que se confirma pelo grande número de cantinas e pizzarias; os judeus estão majoritariamente no bairro de Higienópolis e os japoneses se concentram na Liberdade, sediando a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão – lá, moram mais de 600 mil japoneses.
LEIA MAIS: 28 curiosidades de São Paulo, a maior metrópole da América Latina
8 pousadas e hotéis pé na areia (com charme) no Litoral Norte de São Paulo
16 hotéis perto de São Paulo para o final de semana que são verdadeiros refúgios
- As manifestações religiosas também têm grande destaque: a religião predominante na América do Sul é o Cristianismo, que conta com mais de 89% da população – cerca de 388 milhões de pessoas. O Brasil possui a maior população católica do mundo: são 123 milhões de pessoas, o que corresponde a 64% da população do país. Atrás apenas dos Estados Unidos, a Argentina engloba a segunda maior população judaica das Américas.
- No Suriname, a maior parte da população fala holandês, devido ao longo período de colonização e domínio definitivo dos holandeses no território. No entanto, também há uma grande quantidade de surinameses que falam hindi, javanês, dialetos indígenas, espanhol e inglês.
- O Suriname e a Guiana são os únicos países do continente em que a direção dos automóveis fica do lado direito.
- Em 2013, o pais uruguaio foi o primeiro do mundo a legalizar totalmente o uso recreativo de cannabis em nível nacional, assim como o segundo país na América do Sul a permitir legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 2010, a Argentina foi a primeira do continente a aprovar uma lei semelhante.
LEIA MAIS: O que fazer em Punta del Este: miniguia com passeios e restaurantes por região
Onde se hospedar em Montevidéu: seleção de hotéis até US$ 100
Bate-volta em Colônia do Sacramento desde Montevidéu ou Buenos Aires
Curiosidades América do Sul: história
- Antes da chegada dos espanhóis e portugueses, diversas nações indígenas e nativos americanos viviam nas terras da América do Sul, como os Incas e culturas Tupis – vale destacar também a presença da civilização Asteca, uma das maiores civilizações pré-colombianas. A divisão do continente se deu após o Tratado de Tordesilhas, assinado pelos reinos de Portugal e Espanha em 1494, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos na região.
- O Brasil foi o único país independente da América do Sul a mandar tropas para lutar na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1 939 a 1 945. Foram mais de 25 mil soldados enviados à guerra.
- Você sabia que, antes de ser anexado ao Brasil, o Acre pertencia à Bolívia e ao Peru? Habitado pelas populações indígenas, foi centro de disputas pelo domínio da área entre os bolivianos, peruanos e os brasileiros. Com isso, em 1 903, foi decretado o Tratado de Petrópolis, que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros.
- A origem do nome Equador não podia ser outra: se refere à localização geográfica do país, cortado ao meio pela Linha Imaginária do Equador – essa denominação foi dada em 1 830. Metade do país fica no Hemisfério Norte e a outra metade no Hemisfério Sul.
- A Guerra do Paraguai foi o maior conflito que ocorreu na América do Sul, além de ser o mais sangrento, de maior proporção e duração. Aconteceu entre 1864 e 1870, envolvendo uma aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai, chamada Tríplice Aliança, contra o Paraguai. Com a vitória da Tríplice Aliança, o Paraguai sofreu diversas consequências, como indenizações de guerra, e teve um marco em sua história, tornando-se um dos países mais atrasados do continente.
- O Uruguai é pequeno em extensão, mas enorme no futebol: foi o primeiro país a sediar uma Copa do Mundo e também, o primeiro campeão de todos os tempos: em 1930, enfrentou a Argentina na final e venceu por 4 x 2.
Curiosidades América do Sul: economia
- A América do Sul possui diversos recursos naturais de valor comercial: o petróleo, por exemplo, é extraído no Brasil, Equador e, principalmente, na Venezuela. Já a mineração sul-americana se destaca pelas jazidas de ouro, prata, cobre, estanho, manganês, ferro, zinco, chumbo e alumínio.
- A Venezuela é o país que possui a maior reserva de petróleo do mundo, com 303 bilhões de barris, de acordo com dados da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Entretanto, isso não quer dizer que seja um país rico, já que a exploração e a venda do combustível depende de diversos fatores, como o custo da extração e as condições geológicas em que ele se encontra.
- O continente possui grandes problemas socioeconômicos: mais de 11% da população é analfabeta. Além disso, a taxa de mortalidade infantil é de 20 óbitos a cada mil nascidos. Os serviços de saneamento não atendem grande parte dos habitantes e uma elevada quantidade da produção mundial de drogas é realizada na América do Sul, resultando em um grande índice de criminalidade.
– De acordo com o site oficial do governo de São Paulo, se o estado de SP fosse um país, estaria entre os 30 mais ricos do planeta. À frente da Hungria e Ucrânia, seria a 21ª economia do mundo e com PIB independente, que está na casa dos US$ 600 bilhões.
- Segundo o site WorldAtlas, o Brasil é o maior produtor de café do mundo: as plantações cobrem cerca de 27 000 km² do país, localizadas, majoritariamente, em Minas Gerais, São Paulo, e Paraná. Conforme o site Noticias Agrícolas, no 1º trimestre de 2021, mais de 11 milhões de sacas foram embarcadas – o crescimento é de 10, 4% na comparação com o mesmo intervalo de 2020. A Colômbia, por sua vez, é a terceira maior produtora mundial de café, atrás apenas do Brasil e do Vietnã. O café colombiano é conhecido em todo o mundo por sua excelente qualidade e reserva suas características básicas entre elas a suavidade, o equilíbrio, doçura acentuada e nível acima do médio de acidez.
- A Colômbia é, também, uma grande produtora de flores: é a segunda maior exportadora do mundo. Conhecidas pela sua durabilidade e pelo seu tamanho, as rosas colombianas possuem no Brasil um dos maiores compradores. Além disso, é o primeiro produtor de carvão do continente e o maior produtor de esmeraldas: mais de 95% da produção mundial de esmeraldas sai de lá.
LEIA MAIS: Roteiro pela Colômbia: veja que destinos incluir na sua viagem
O que fazer em Bogotá, na Colômbia, por bairros
- No quesito internacional, é importante citar o Mercosul, um bloco econômico importantíssimo criado em 1991, que abrange o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (quatro primeiros membros, por isso o símbolo do bloco possui quatro estrelas), e os associados, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O bloco facilitou o intercâmbio comercial e o desenvolvimento econômico no continente, com a diminuição de tarifas alfandegárias entre os países. Juntos, formariam o 4º país mais populoso do mundo e teriam a 5ª maior economia do planeta. A Tarifa Externa Comum, TEC, é uma das principais taxas do bloco, que se baseia em um conjunto de tarifas cobradas sobre a importação de produtos e serviços de empresas dos membros, padronizando o custo de impostos nas movimentações comerciais.
Curiosidades América do Sul: gastronomia
- A gastronomia argentina é destaque e única: recebeu grandes influências italianas e espanholas, porém também com traços indígenas e africanos, além de andinos e guaranis. As carnes são destaque, parte fundamental da culinária local: a parrillada é um tipo de churrasco argentino que tem cortes de carne assados na parrilla. Além disso, também é possível assar milho e alguns embutidos. O famoso doce de leite argentino é conhecido nos quatro cantos do mundo: é um dos produtos mais exportados do país, principalmente para o Brasil.
- Já no Peru, alguns dos pratos mais famosos são o inigualável anticucho de coração, deliciosos espetinhos de coração de boi, o tacu-tacu, a versão peruana do arroz com feijão brasileiro, e a carapulcra, um guisado feito com carne e batata-seca.
- A gastronomia brasileira é riquíssima. Temos influências indígenas, africanas, europeias e peculiaridades regionais do nosso território continental, com tradições, gostos, histórias, clima e ingredientes diversos. Dentre as principais comidas típicas, estão o acarajé, um bolinho feito com feijão-fradinho encontrado na Bahia, a feijoada, a mistura conhecida mundialmente de carnes de porco, feijão, arroz e um bom tempero, e a deliciosa moqueca, muito conhecida no Estado do Espírito Santo, que leva peixes, frutos do mar e alguns legumes e vegetais.
- O Brasil é conhecido por ser o segundo país no mundo em consumo de pizzas: são produzidas diariamente cerca de 1,7 milhões de pizzas.
Curiosidades América do Sul: o que mais você gostaria de saber sobre o nosso continente? Ou tem algum fato inusitado legal para compartilhar? Deixa aqui nos comentários!