VIAJANDO COM PASSAPORTE EUROPEU
Ter um passaporte europeu é um sinônimo de liberdade, ainda mais se tratando do direito de ir e vir no Velho Continente. São inúmeras as vantagens que um cidadão europeu pode desfrutar, dentre elas viajar e morar em mais de 20 países, além dos Estados Unidos e Canadá.
LEIA MAIS: Tratado de Schengen: seguro viagem obrigatório para 26 países da Europa
Viajando com passaporte europeu
Quem tem direito ao passaporte europeu?
Antes de mais nada, precisamos entender quem tem direito a solicitar um passaporte europeu. O Brasil, por ser um país que foi colonizado por diversos outros em séculos passados, tem crescentes de descendentes de imigrantes com o desejo de solicitar uma cidadania destes países. Nada mais justo, afinal, é um direito deles.
O passaporte europeu é um documento emitido por todos os 27 países pertencentes à União Europeia. A principal vantagem, mesmo antes de falarmos sobre os destinos que podem ser visitados, é poder entrar nesses países sem a necessidade de um visto. As pessoas que têm direito a solicitar um passaporte europeu são, normalmente, os descendentes de cidadãos oriundos de algum desses países: Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda, entre outros tantos.
Entretanto, é preciso estar atento para as regras de cada um desses países referentes a solicitação de cidadania, afinal, elas variam conforme cada nacionalidade.
Quais as vantagens de um passaporte europeu?
Uma vez concluída a parte burocrática da solicitação de seu passaporte europeu, você já está apto a desfrutar de seus inúmeros benefícios. Veja as três principais vantagens de ter um passaporte europeu:
Estudar na Europa de graça
A cada ano que passa, cresce o número de pessoas que querem estudar fora do Brasil. Ao ter um passaporte europeu, esse sonho poderá sair do papel facilmente. Uma vez vencida a barreira burocrática e com o dinheiro reservado, é só escolher qual o país de destino. Ah, antes que pense o contrário, viajar e estudar tem tudo a ver. Afinal, enquanto você está em um país como a Itália, por exemplo, você pode juntar algumas economias e visitar o Coliseu, ou ainda as praias da Sardenha. Tendo uma boa organização, durante sua estadia você poderá tanto viajar como estudar. Não está convencido? O cidadão europeu tem muitos benefícios, dentre eles estudar de graça em universidades renomadas mundo afora.
LEIA MAIS: 3 melhores cursos de idioma online, pra aprender uma nova língua de casa
Ter direito ao sistema de saúde gratuito
É claro que quando estamos falando de uma viagem, ninguém quer pensar em utilizar um sistema de saúde, porém, situações de emergência podem ocorrer sem aviso prévio. Caso você sofra algum acidente em um passeio, e tenha um passaporte europeu, não entre em pânico, você tem direito a utilizar o sistema de saúde do local em que estiver. Os imprevistos acontecem, então, aqui está uma grande vantagem do passaporte, o sistema de saúde. Leia também sobre seguro viagem obrigatório para a Europa neste link.
Sem necessidade de visto consular: viajando com passaporte europeu
Solicitar um visto consular para realizar uma viagem está entre as atividades mais complexas e burocráticas de todo o processo. Porém, tendo um passaporte europeu, todo esse problema e transtorno está eliminado da sua lista.
De acordo com o registro do Espaço de Schengen, todo cidadão europeu tem livre acesso a todos os países da União Europeia e, aqui, falamos todos mesmo: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Suíça, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.
O passaporte europeu ainda, como benefício para viajantes, lhe concederá livre entrada em outros países como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão e Nova Zelândia com muito mais facilidade.
E você, tem passaporte europeu? Consegue viajar mais e com mais praticidade graças a ele? Conta pra gente nos comentários!