Qual é o maior país da Oceania?
A Austrália é o maior país do continente da Oceania, com 25 milhões de habitantes, e possui uma vasta área de 7,7 milhões de km².
Qual é o menor país da Oceania?
Nauru, com apenas 21 km² e 10 mil habitantes, é o menor país da Oceania. É o terceiro menor país do mundo e está entre os dez menos visitados do planeta.
MAIORES CIDADES DA OCEANIA
Sydney, Austrália – 5,4 milhões de habitantes
A maior e mais famosa metrópole da Austrália é cheia de vida e parada obrigatória para quem visita o país, considerada uma das cidades mais badaladas e diversas do continente, senão do mundo. Centro financeiro e capital do estado de New South Wale, seu imenso porto é um dos mais importantes do sudoeste do pacífico. Repleta de teatros, museus e ótimos parques, como o Royal Botanic Gardens, uma de suas principais características é a pontualidade dos transportes públicos: Sydney é um exemplo de mobilidade urbana, resultando em uma locomoção mais simples aos moradores e turistas – conte com balsas, ônibus gratuitos, metrôs e trens. Entre os principais pontos turísticos estão a Harbour Bridge, a tão famosa ponte e um dos principais cartões-postais de Sydney, que liga os dois lados da baía, e a casa de shows da Opera House. Entre as praias da cidade, não deixe de visitar a badalada Bondi Beach, o point dos surfistas, antes de curtir uma ótima balada em Oxford Street. A cidade tem regiões espalhadas e distantes, então escolher um hotel próximo ao Central Business District ou alguma praia vai pontuar a vibe da sua viagem – veja onde ficar em Sydney aqui.
Principais pontos turísticos: Harbour Bridge, Gordon’s Bay, Opera House
Melbourne, Austrália – 5 milhões de habitantes
Eleita pela The Economist a melhor cidade do mundo para morar pelo sétimo ano consecutivo, Melbourne reúne pessoas de diferentes partes do planeta e é a segunda maior metrópole da Oceania. Considerada o centro cultural do país, a cidade localizada na costa Sudeste australiana é a mistura perfeita entre a natureza a vida urbana, com belíssimas praias, como a Brighton Beach, que possui várias casinhas coloridas fotogênicas, e conhecida também pelos museus a céu aberto, com inúmeras ruelas cheias de grafites, como a Hosier Lane e a Rutledge Lane, feitos por artistas mundialmente conhecidos. Faça uma visita a Chinatown e sua diversidade de restaurantes e ao Queen Victoria Market, o maior mercado de Melbourne, onde você encontrará comidas típicas, lojinhas de roupas e artesanato.
Principais pontos turísticos: Brighton Beach, Royal Botanic Gardens, Melbourne Museum
MAIORES CIDADES DA OCEANIA
Brisbane, Austrália – 2,4 milhões de habitantes
Capital do estado de Queensland e terceira maior cidade da Austrália, está localizada na região Centro-leste do país. A cerca de uma hora de Gold Coast, Brisbane é conhecida pela diversidade de museus, parques, feiras, bares e um centrinho comercial bem movimentado. A cidade é cortada pelo Brisbane River e, além de ônibus e trens, um dos meios mais populares de locomoção entre os moradores e turistas é a balsa, todos ligados pelo sistema Translink. Em sua visita ao local, a região de South Bank é parada obrigatória: o bairro possui uma praia artificial, jardins e lugares para piquenique, além de contar com o Gallery of Modern Art (GOMA) e o Queensland Art Gallery, com teatros e eventos culturais. O Kangaroo Point Cliff é ótimo para os amantes da natureza, além de englobar várias atividades como o rapel, caiaque e lugares para andar de bicicleta.
Principais pontos turísticos: GOMA, Lone Park, South Bank
Perth, Austrália – 2 milhões de habitantes
Localizada no lado Oeste da Austrália, Perth é uma cidade sofisticada, moderna e tropical, ensolarada na maior parte do ano. Considerada uma metrópole mais calma, guarda inúmeras atrações, principalmente relacionadas à natureza. As praias são conhecidas entre as mais bonitas do país, entre elas estão a Cottesloe, ótima para o surfe e Scarborough, além da surpreendente ilha Rottnest Island. Lá, é possível encontrar os famosos quokkas, considerados os animais mais felizes do mundo e super dóceis. Não deixe de ir também ao King’s Park, um grande parque urbano extremamente bem cuidado, que proporciona uma vista linda da cidade, além de ser uma das principais atrações de Perth.
Principais pontos turísticos: Aquarium Of Western Australia, King’s Park, Rottnest Island
MAIORES CIDADES DA OCEANIA
Auckland, Nova Zelândia – 1,6 milhão de habitantes
A maior e mais badalada cidade da Nova Zelândia, Auckland engloba a modernidade da vida noturna com inúmeras belezas naturais, com praias de belezas impressionantes na Ilha Norte. Com uma grande variedade gastronômica, não deixe de conhecer os bairros de Ponsonby e Parnell, que possuem diversos bares e restaurantes, como o Sidart. A principal atração de Auckland é a Sky Tower, onde é possível ver toda a cidade de cima e ter grandes emoções no país, conhecido sobretudo pelos esportes radicais. Passe pelo Albert Park, ótimo para descansar e tirar fotografias, e no Mount Eden, um vulcão adormecido bastante visitado entre os turistas – é o ponto mais alto de Auckland.
Principais pontos turísticos: Sky Tower, Museu de Auckland, Albert Park
Adelaide, Austrália – 1,2 milhões de habitantes
Situada na costa Sul australiana, é considerada uma das cidades mais verdes do mundo, encantando os turistas com sua riqueza de flora e fauna. Adelaide é a quinta cidade mais populosa da Austrália e possui diversas praças públicas e jardins, uma mistura entre metrópole calma e badalada. Por lá, as praias são bem famosas (e paradisíacas!), ótimas para curtir um lindo pôr do sol. Entre as mais populares, estão a Glenelg e Seacliff – a Yorke Peninsula e Point de Pondalowic são as preferidas entre os surfistas. Conhecida como a “Cidade dos Festivais”, as principais praças são palcos de eventos de verão, como o Adelaide Fringe, segundo maior festival anual de artes do mundo, com exposições, teatros ao ar livre e performances de artistas de rua. Já pensou em interagir com coalas e cangurus? A Kangaroo Island é a terceira maior ilha do país e deve estar em seu roteiro caso esteja passeando por lá – é um bate-volta super gostoso, com cerca de 3h de viagem partindo de Adelaide. Na ilha, é possível interagir com esses animais simbólicos da Austrália e desfrutar da flora e fauna local.
Principais pontos turísticos: Botanic Park, Barossa Valley, Elder Park
LEIA MAIS: Um giro pela exótica Kangaroo Island, na Austrália
O que fazer em Adelaide, na Austrália: 6 programas
Camberra, Austrália – 427 mil habitantes
Cheia de detalhes arquitetônicos, a não tão turística Camberra é a capital da Austrália. Sua construção foi toda feita a partir de um planejamento urbano, assim como Brasília. Seus edifícios clássicos se misturam a prédios modernos e lá está situado o Parlamento Australiano, sede do governo e a principal organização política do país. É bastante conhecida por sua vasta vegetação em ruas e parques, com muito verde que embeleza praças locais – não deixe de visitar o Jardim Botânico de Camberra, com sua própria floresta e lindos jardins, ótimo para ter contato com a diversidade de plantas nativas australianas. Para os chegados em atividades como windsurf, canoagem, caiaque e pesca, o Lago Burley Griffin é uma opção bacana: o lago artificial está localizado bem no centro da cidade, perfeito para realização dessas práticas. Nas redondezas, é possível aproveitar um piquenique, restaurantes e cafés por perto. Uma notável atração cultural é o National Gallery of Australia, principal museu do país que conta com mais de 120 mil obras locais, europeias e das ilhas do Pacifico.
Principais pontos turísticos: Lake Burley, National Gallery of Australia, Parliament House
MAIORES CIDADES DA OCEANIA
Port Moresby, Papua Nova Guiné – 391 mil habitantes
A cidade com quase 400 mil habitantes está situada no golfo da Papua e representa bastante a diversidade e a história de Papua Nova Guiné. Uma das principais atrações de Port Moresby é o Port Moresby Nature Park, bem conservado e interessante, onde é possível contemplar a natureza e um santuário de animais e plantas, como grandes borboletas e as aves-do-paraíso. Aproveite para tirar uma selfie no Parlamento Nacional, principal símbolo da cidade. Todos os anos, em setembro, acontece o Festival de Hiri Moale, que representa união, diplomacia e tradição, incluindo a música, dança e homenagens a seus ancestrais e deuses. A Papua Nova Guiné é considerada um dos países com maior diversidade cultural do planeta e conta com mais de 800 línguas diferentes.
Principais pontos turísticos: Port Moresby Nature Park, National Parliament House, Varirata National Park
Suva, Fiji – 94 mil habitantes
Fiji é um arquipélago constituído por mais de trezentas ilhas no sul do Oceano Pacífico, na Oceania. Suva, a capital do país, tem cerca de 94 mil habitantes e inúmeros lugares para explorar e ter experiências culturais e históricas, como o Fiji Museum, que oferece uma variedade de exposições que refletem o passado de Fiji. Uma das cidades mais modernas da região sul do Pacífico, Suva possui uma população com diversidade étnica e uma vibe moderna. O Municipal Market, um mercado local que abre às 6h, é uma atração bem conhecida entre os turistas, com diversos lugares para comprar frutas, verduras, visitar as barracas de suco fresco e conversar com os vendedores locais. A cidade possui um lindo Jardim Botânico, o Thurston Gardens, com plantas e árvores europeias em abundância e seções que exibem a vitalidade da flora tropical – ótimo para quem busca paz e tranquilidade.
Principais pontos turísticos: Fiji Museum, Thurston Gardens, Municipal Market
MAIORES CIDADES DA OCEANIA
Apia, Samoa – cerca de 58 mil habitantes
Com um povo nativo acolhedor e tranquilo, Apia é a capital de Samoa, um país formado por dez ilhas tropicais no Pacífico Sul. A cidade normalmente é a primeira parada em uma viagem ao país, rodeadas por hotéis e restaurantes, como o Paddles Restaurant, lojas e museus no centrinho, onde as pessoas podem fazer tudo caminhando. No mercado de Apia, você pode encontrar vários produtos feitos na região – não deixe de provar pratos tradicionais como o Lu’au, com creme de coco, frutos do mar frescos e frutas tropicais. Um grande show de música e dança acontece nas noites de Apia, chamado Fia Fia, presente em vários locais da cidade. Com lindas praias, na capital é possível fazer mergulhos, passeios de barco para ver os corais, na Palolo Deep Marine Reserve.
Principais pontos turísticos: Palolo Deep Marine Reserve, Robert Louis Stevenson Museum, Samoa Cultural Village