Ao pesquisar sobre a Costa Rica, você entende por que o mantra good vibes “pura vida” tem tudo a ver com o país.
VEJA NOSSOS POSTS SOBRE A COSTA RICA:
Playa Tamarindo é o point do surf na Costa Rica
Região do Vulcão Arenal é o melhor da Costa Rica
Reduto de luxo na Costa Rica: conheça a Península Papagayo
Curiosidades sobre a Costa Rica: geografia e natureza
- A aproximadamente 500 km do litoral de Costa Rica, está a Ilha do Coco, que também é considerada parte do território do país e é um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. A ilha foi inspiração para o filme Jurassic Park, de Steven Spielberg, e para o livro Robison Crusoé, de Daniel Dafoe.
Costa Rica por vezes é chamada de “o Jardim do Éden vivo”, dada a sua enorme biodiversidade e natureza exuberante. Estima-se que 5% da biodiversidade mundial se concentra lá, apesar do país representar apenas 0,03% do território do planeta.
– O cume mais alto da Costa Rica é o Cerro Chirripó, com 3820 metros de altitude, localizado na Cordilheira de Talamanca.
- 99% da energia da Costa Rica provem de fontes renováveis, sendo as cinco principais: hidrelétrica, eólica, geotérmica, biomassa e solar. Há expectativas de que o país se torne o primeiro do mundo a zerar as emissões de carbono.
- Nem aves coloridas, nem macacos… o animal que é o símbolo nacional da Costa Rica é o cariacu, um veado que se assemelha ao personagem Bambi. É chamado de “venado cola blanca” em espanhol.
25% do território da Costa Rica é composto por áreas protegidas: são 27 parques nacionais, 58 refúgios de vida silvestre, 11 reservas florestais, entre outras zonas de preservação. Todas elas são administradas por um órgão especial: o SINAC (Sistema Nacional de Áreas de Conservación).
– A Costa Rica tem cerca de 1 400 orquídeas em seu território, sendo que 20% dela são endêmicas, ou seja, só existem naturalmente naquela região.
A Costa Rica apresentava, entre os anos de 1960 e 1970, as maiores taxas de desmatamento na América Latina. No entanto, o país conseguiu zerar o desmatamento em 1998 e ainda revertê-lo, usando incentivos financeiros para os produtores rurais. Através do sistema de PES (Payment for Environmental Service), os agricultores recebem dinheiro para promover o reflorestamento.
- A Península de Nicoya, na Costa Rica, é considerada um blue zone, termo usado para designar áreas do planeta onde as pessoas vivem mais do que a média mundial. Apesar da expectativa de vida do país ser alta, em torno de 80 anos, em Nicoya, as pessoas costumam viver 100 anos ou mais.
- Na Costa Rica, há um “paraíso de cães abandonados”, chamado Território de Zaguates. Trata-se de um abrigo para cães abandonados, administrado por voluntários e mantido por doações. É possível visitá-lo e até mesmo adotar um pet por lá.
Curiosidades sobre a Costa Rica: cultura
- Os costarriquenhos são chamados coloquialmente de “ticos”. Esta terminação “ico” é usada para colocar as palavras no diminutivo, semelhante ao “inho” brasileiro, e apesar de ser usada por outros países hispânicos, se tornou uma marca de identidade da Costa Rica.
- “Pura vida” é a expressão mais característica da Costa Rica e é usada em vários contextos, até mesmo para cumprimentar e agradecer. Esta frase, que já se tornou um slogan do país, representa tranquilidade, felicidade e tem tudo a ver com esta nação tão conectada com a natureza e que valoriza tanto a simplicidade.
Todas as quatro medalhas olímpicas da Costa Rica foram conquistadas por uma mesma família: as irmãs Poll, Claudia e Silvia, que são destaques na natação.
O futebol é o esporte mais popular no país. No entanto, a seleção costarriquenha nunca venceu nenhuma Copa do Mundo.
– De acordo com o último Happy Planet Index, a Costa Rica é o país mais feliz do mundo. Para mensurar os níveis de felicidade, o índice leva em conta o bem-estar da população, a expectativa de vida, a desigualdade econômica e pegada ecológica.
Curiosidades sobre a Costa Rica: história
- A Costa Rica é um dos poucos países do mundo que não possui um exército. Esta decisão foi tomada depois da Guerra Civil de 1948 e oficializada na Constituição de 1949.
- O país assinou em 1983 uma lei de neutralidade, proibindo a participação em conflitos armados para sempre. A Costa Rica é considerada um país neutro, ou seja, que não tomará partido em caso de guerras internacionais (uma postura semelhante à da Suíça). Somada a essa política pacifista costarriquenha, todas as escolas são obrigadas a ministrar aulas que incentivem essa cultura de paz.
– Em 1968, o Vulcão Arenal, o mais ativo da Costa Rica, entrou em erupção e a única área que saiu intacta foi a de uma cidade hoje chamada de La Fortuna (“a sortuda”, em espanhol).
- O Índice de Democracia, divulgado todos os anos pelo The Economist, classifica a Costa Rica como uma “democracia completa”. Este título só foi dado a mais dois países na América Latina: o Chile e o Uruguai.
- A taxa de alfabetização da Costa Rica é de 98%, uma das maiores da América Latina, de acordo com a UNICEF.
Curiosidades sobre a Costa Rica: gastronomia
- Entre os pratos mais consumidos da Costa Rica, está o gallo pinto: uma mistura de arroz e feijão preto que é frita até ficar tostada. O prato não é exclusividade do país, mas é muito querido pelos costarriquenhos, que o consomem até mesmo no café da manhã, acompanhado de ovos.
- O café desempenhou um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico da Costa Rica, já que foi durante décadas o principal produto de exportação do país. Em 2020, uma lei promulgou o café, chamado de “grano de ouro“, como um dos símbolos nacionais.
– A culinária da Costa Rica se assemelha à do Brasil em alguns aspectos. O prato mais típico para o almoço é chamado de casado, ele consiste em arroz e feijão com algum tipo de carne e salada.
- Costa Rica tem a sua própria versão da “raspadinha”: trata-se do granizado, uma sobremesa que mistura gelo raspado com xarope. O doce multicolorido pode ter vários sabores e acompanhamentos, como sorvete e leite condensado.
Curiosidades sobre a Costa Rica: turismo
50% do PIB do país vem do turismo sustentável. Entre as principais atrações de ecoturismo da Costa Rica estão o Vulcão Arenal, na região de La Fortuna, a luxuosa Península Papagayo e a Playa Tamarindo.
- Semelhante ao real brasileiro, a moeda costarriquenha, o “colón”, tem animais típicos da fauna decorando as cédulas. No entanto, mesmo tendo uma moeda nacional, o dólar é aceito na maioria dos estabelecimentos, já que o turismo é uma das principais fontes de renda do país.
Em 2019, o país recebeu três milhões de visitantes, sendo o décimo país mais visitado da América Latina, segundo o site Statista.
– A Costa Rica é um dos países mais seguros do mundo para mulheres viajarem sozinhas, segundo o Women’s Danger Index, que rankeia destinos levando em conta questões de segurança para mulheres.
- As praias costarriquenhas são um espetáculo à parte e você pode escolher entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, já que o país é banhado por ambos.
Extra: a modelo Gisele Bündchen tem uma casa na Costa Rica, na Praia de Santa Teresa. A brasileira comenta que o país é um dos lugares que mais gosta devido à sua conexão com a natureza e o lema pura vida.
Quer saber mais curiosidades sobre a Costa Rica? Confira estes guias:
LEIA MAIS: Tudo sobre seguro viagem para o Caribe e América Central
Road trip na América do Sul: 6 roteiros entre lagos, praias e montanhas
7 cidades do litoral do Pacífico para conhecer na América do Sul
Para onde viajar em julho no Caribe: destinos ideais para as férias
Viagem sustentável: 9 dicas pra minimizar seu impacto social e ambiental
pelo descrito deve ser um país muito interessante, está na minha lista de desejos…
Tive o prazer de visitar é tudo isso mesmo!