Lugares baratos para viajar em São Paulo: veja aqui 18 bate-voltas perto da capital
Leia abaixo nossa seleção de 28 curiosidades de São Paulo
Curiosidades de São Paulo: cultura
- A capital paulista tem cerca de 280 salas de teatro, de acordo com o Observatório Cidadão Nossa São Paulo. Entre eles, está o icônico Theatro Municipal e o Teatro Renault, casas de espetáculos tradicionais em SP, que valem a visita tanto pelo seu conjunto arquitetônico quanto pelas peças e apresentações que rolam por lá.
- Já em questão de cinemas, os últimos dados da Ancine mostram que SP tem 1/3 das salas de cinema do Brasil, com 1 051 espaços para quem quer curtir um bom filme.
- Segundo o Skyscraper Center, o arranha-céu mais alto de São Paulo é o Palácio W. Zarzur, também conhecido como Mirante do Vale, com 170 metros de altura. Seguido dele, há o Edifício Itália, apenas dois metros mais baixo, e o Edifício Altino Arantes, de 161 metros, mais conhecido como Farol Santander. Todos estão localizados no Centro Histórico da cidade.
O Mercado Municipal, mais conhecido como Mercadão, está entre os passeios mais populares de São Paulo. Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, recebe cerca de 50 mil pessoas por semana. Por lá, você encontrará lugares para fazer compras, uma belíssima arquitetura e uma grande variedade de comidas, como o famoso sanduíche de mortadela e os deliciosos pastéis de bacalhau.
- A cidade de São Paulo possui mais de 110 museus, que recebem exposições de diferentes estilos artísticos e eventos culturais de peso. Entre eles estão o o MASP, na Avenida Paulista, o Museu da Arte Moderna e o Museu da Arte Contemporânea no Ibirapuera e a Pinacoteca no centro.
O MASP, conhecido pelo prédio vermelho marcante no meio da Avenida Paulista, foi o primeiro Museu de Arte Moderna do Brasil, fundado em 1947. Atualmente, o museu é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e recebe em torno de 700 mil visitantes por ano. A famosa exposição Tarsila Popular levou obras da pintora brasileira Tarsila do Amaral ao MASP e recebeu mais de 402 mil visitantes em 2019, superando o recorde de visitantes da mostra Monet, em 1997. Obras de Van Gogh, Cézanne Renoir, Monet e Picasso fazem parte do acervo do museu, além dos retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier.
- A São Paulo Fashion Week (SPFW), maior semana de moda do Brasil, teve sua primeira edição em 1995 em um galpão na Vila Olímpia. O evento movimenta mais de R$5 milhões no mercado nacional e os desfiles contam com a presença de estilistas, jornalistas, modelos, fotógrafos, celebridades, blogueiras, compradores de moda e convidados das marcas e assessoria de imprensa. As edições ja aconteceram no Parque Ibirapuera, Theatro Municipal, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), no Parque Villa Lobos e no Espaço ARCA.
LEIA MAIS: 9 experiências e lugares para sair da rotina e relaxar em São Paulo
Curiosidades de São Paulo: geografia
- Entre seus mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo tem por volta de 293 mil imigrantes, entre eles portugueses, italianos, japoneses, coreanos e libaneses, segundo dados da Polícia Federal. Alguns bairros têm sua história diretamente marcada pela presença de imigrantes: o Brás, a Mooca e o Belenzinho têm forte presença de italianos, o que se confirma pelo grande número de cantinas e pizzarias; os judeus estão majoritariamente no bairro de Higienópolis e os japoneses se concentram na Liberdade, sediando a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.
A tão movimentada Avenida Paulista faz parte de seis bairros diferentes, sendo eles: Bela Vista, Consolação, Paraíso, Jardim Paulista, Cerqueira César (Jardins e Baixo Augusta). Lá você encontrará uma variedade de museus, espaços culturais, comércios, restaurantes e muita gente. Diariamente, mais de 1,5 milhão de pessoas passam pela avenida.
- Perto da Avenida Paulista existe uma enorme plantação de pés de café, espaço considerado o maior cafezal urbano do país. Com aproximadamente 2 mil pés de café, a sede do Instituto Biológico está localizado na Vila Mariana e possui uma área de 10 mil metros quadrados.
- Em abril de 1968, foi realizada a assembleia que formalizou a constituição da Companhia do Metropolitano de São Paulo, nosso tão querido metrô. Em 1972, aconteceu a primeira viagem de metrô na cidade, entre as estações Jabaquara e Saúde. O metrô de São Paulo movimenta mais de 4 milhões de pessoas por dia e é responsável pela operação das Linhas Azul (Jabaquara – Tucuruvi), Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha Prata (Vila Prudente – Jardim Planalto), somando 69,7 km de extensão e 62 estações.
- Fundado em 1949 e considerado o maior cemitério da America Latina, o cemitério Vila Formosa está localizado na zona leste de São Paulo. Em 2012, realizou mais de 1,5 milhões de sepultamentos e todos os meses realizam-se aproximadamente 275 sepultamentos nesta necrópole.
Curiosidades de São Paulo: história
- A cidade recebeu muitos imigrantes e viu sua economia deslanchar a partir do Ciclo do Café, que durou mais de 100 anos e marcou a história econômica do Brasil entre 1800 e 1930. O processo de urbanização se intensificou, as indústrias se ampliaram e o desenvolvimento econômico se deu de forma acelerada, tornando-se um dos principais centros industriais e econômicos do país.
Em 1709, São Paulo se tornou a capital do estado, ou melhor, da Capitania de São Paulo, ainda nos tempos coloniais. Antes, o posto pertencia à cidade de São Vicente, no litoral.
- Antes de ser uma cidade consideravelmente civilizada, a capital paulista já sediou uma arena de touradas. O local, que era chamado de Largo dos Curros (onde ficavam os animais antes dos espetáculos), é onde hoje está localizada a famosa Praça da República, um dos pontos mais tradicionais de São Paulo.
São Paulo é conhecida por diversos nomes: Terra da Garoa, Selva de Pedra, Sampa, Paulicéia.
Curiosidades de São Paulo: gastronomia
- De acordo com o site da prefeitura de São Paulo, a capital paulista conta com cerca de 6% da população trabalhando com serviços de alimentação e possui mais de 23 mil restaurantes com culinária de diversos países do mundo. Para se ter uma ideia, o estado de São Paulo é considerado o maior em quantidade de estabelecimentos do Brasil, com mais de 75 mil restaurantes. Leia mais sobre a presença gastronômica na cidade de São Paulo abaixo.
Alguns lugares se destacam quando falamos em gastronomia na cidade de São Paulo:
A Vila Madalena é uma região bastante conhecida devido aos seus restaurantes e bares. O bairro é considerado um dos lugares mais agitados para curtir o final de semana. Os botecos não podem ficar de fora do seu roteiro de lugares para visitar, como o Olívio Bar, Bar do Beco e Pátio SP.
O Itaim Bibi é um bairro nobre, perto do Morumbi e do Jardins e possui uma grande variedade de restaurantes sofisticados e alta gastronomia. La Tambouille, Gero Trattoria e Restaurante Freddy são opções legais para quem deseja ter momentos especiais a dois ou comemoras datas importantes.
Outra região com uma gastronomia tradicional é a Mooca, lugar certo para comer uma boa massa. Por volta do século XVI, a Mooca foi endereço de muitos imigrantes italianos e hoje é referência quando falamos de culinária italiana. É possível encontrar lá muitas pisarias, docerias e cantinas italianas, como o espaço Avenida Café Bistrô, Di Cunto e A Pizza da Mooca.
O bairro da Liberdade é conhecido entre os turistas pela infinidade de restaurantes japoneses lá presentes, além da culinária chinesa, taiwandesa e coreana. A Rua Thomaz Gonzaga é considerada o local com mais restaurantes por metro quadrado da Liberdade, com 150 metros de rua e mais de 20 estabelecimentos, como o Lamen Kazu e o Kenzo Sushi, bem conceituados.
- Segundo dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau, São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo. Os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto!
LEIA MAIS: 13 restaurantes em São Paulo com clima de viagem pra você conhecer
Os 10 restaurantes com as melhores vistas de São Paulo
Curiosidades de São Paulo: economia
Se a cidade de São Paulo fosse um país, estaria entre os 30 mais ricos do mundo. À frente da Hungria e Ucrânia, seria a 21ª economia do mundo e com PIB independente, que está na casa dos US$ 600 bilhões.
A sede da maior bolsa da América Latina, a B3, está localizada no centro de São Paulo.
- A Rua 25 de março é famosa pelos baixos preços e também pela quantidade de gente que visita o maior centro comercial da América Latina. Estima-se que o número de visitantes diários é de 400 mil pessoas, porém em dias que antecedem datas comemorativas, como o Natal, o número ultrapassa a marca de 1 milhão de pessoas.
- São Paulo concentra uma enorme quantidade de shoppings. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, São 54 estabelecimentos com lojas, restaurantes, livrarias, lugares para tomar um café e bater um bom papo. Nas áreas mais centrais, estão alguns dos mais luxuosos: Shopping Iguatemi, Morumbi, Cidade São Paulo, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis e Eldorado.
- De acordo com a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), a cidade de SP possui a maior frota de helicópteros do mundo. A cada 45 segundos pousa um helicóptero em São Paulo!
Curiosidades de São Paulo: turismo
A cidade de São Paulo é conhecida por seus eventos e festivais, como a Virada Cultural, que atrai cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano; a Parada do Orgulho LGBTQ, que já recebeu mais de três milhões de pessoas nas últimas edições; o festival Lollapalooza e o Réveillon na Paulista. A Parada de SP é, inclusive, a maior do mundo. Seu público já chegou a quatro milhões de pessoas colorindo a Avenida Paulista no mês de junho.
– O Carnaval paulistano oferece ao público mais de 400 blocos de rua espalhados pela cidade durante o feriado, com atrações, shows e muito entretenimento, além dos desfiles de escolas de samba no Anhembi. Os mais famosos acontecem na Faria Lima, Perdizes, Ibirapuera, Barra Funda e Vila Madalena, como o bloco Casa Comigo, Agrada Gregos, Vou de Táxi, Sargento Pimenta e o bloco da Favorita.
São mais de 100 parques pela cidade, eles estão por todas as regiões da cidade. Vale a pena visitar o famoso Parque Ibirapuera, Parque Villa Lobos, o da Juventude, da Água Branca e o Parque Estadual da Cantareira. A cidade de SP soma um total de 25 milhões de metros quadrados de área verde.
São Paulo é considerado o maior destino turístico do brasileiro, com quase 13 milhões de turistas por ano.
A vida noturna em São Paulo é um retrato fiel da cidade: frenética, diversificada e criativa. A cidade conta com mais de 30 mil bares para curtir sertanejo, R&B, samba, música eletrônica, pop e até um forró. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Centro e Barra Funda são alguns dos bairros mais frequentados por quem gosta de aproveitar a noite na capital.
Para conhecer mais curiosidades de São Paulo, confira estes guias turísticos:
LEIA MAIS: O que fazer em São Paulo: os 16 melhores programas da cidade
6 spas dos sonhos para relaxar em São Paulo
12 trilhas perto de São Paulo para entrar em contato com a natureza
18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família
11 apês bacanas do Airbnb pra alugar em SP (capital), de studios a coberturas
Amei! Muito bom!