Quais as 10 maiores cidades dos Estados Unidos?
Em critérios de população: San Jose (Califórnia), Dallas (Texas), San Diego (Califórnia), San Antonio (Texas), Phoenix (Arizona), Filadélfia (Pensilvânia), Houston (Texas), Chicago (Illinois), Los Angeles (Califórnia) e Nova York (Nova York).
Qual a menor cidade dos Estados Unidos?
Lost Springs, no estado de Wyoming, com uma população total de 4 pessoas (!), segundo a última pesquisa do U.S. Census Bureau.
Qual a maior capital dos Estados Unidos?
Essa posição fica com Nova York, capital do estado homônimo, com 8,4 milhões de habitantes. O estado de NY, por sua vez, tem 19,5 milhões de pessoas.
Qual o estado mais rico dos EUA?
Culpe o Vale do Silício ou os astros da indústria do entretenimento, a Califórnia é o estado que mais dá dinheiro para o Tio Sam.
Maiores cidades dos Estados Unidos
10) San Jose, Califórnia
Considerada o centro político, financeiro e cultural do Vale do Silício, a cidade de San Jose, a 77 km de San Francisco, carrega a fama de ter um altíssimo custo de vida. O motivo? A grande concentração de milionários em seus 470 km² de extensão. San Jose é considerada a “capital” do Vale do Silício, espaço já conhecido pelas bem-sucedidas empresas de tecnologia, que tornaram o local um centro de inovação – e de altos salários.
Mas a décima maior cidade dos Estados Unidos não se resume a nerds de tecnologia e milionários. Seu clima ensolarado com temperaturas agradáveis a torna um bate-volta muito legal desde San Francisco (fica a apenas uma hora de viagem), além de ser uma parada estratégica na road trip pela Highway 1. Infelizmente, para os amantes de tech, conhecer as sedes das grandes empresas, como Apple, Google e Facebook, só é possível se você conhecer alguém que trabalha por lá, já que os complexos não são abertos para visitação. A possibilidade mais próxima de conhecer a sede da empresa de Steve Jobs é no Apple Park, um espaço todo moderno que tem uma lojinha com produtos exclusivos da marca.
9) Dallas, Texas
A nona maior cidade dos Estados Unidos desponta como um polo moderno de bons restaurantes, arranha-céus imponentes, estádios marcantes e oportunidades de negócios, que viu sua economia crescer por conta do petróleo. Marcada nos anos 1960 por ter sido o local onde o presidente JFK foi assassinado, a metrópole ainda preserva a memória deste acontecimento histórico no museu The Sixth Floor: foi ali, no sexto andar do edifício, que Lee Harvey Oswald disparou o tiro que matou John F. Kennedy. Uma experiência de realidade virtual permite visualizar os passos do atirador e observar pela janela de onde ele disparou o tiro.
Para os amantes de arte, vale bater perna pelo Dallas Art District, que, como o próprio nome diz, é um distrito de 20 quarteirões recheados de arte de diversas influências. A energia vibrante e o aspecto cool da região a tornam um dos lugares mais legais para passear em Dallas, mesmo que arte não seja a sua praia. Quem curte mais o mundo do esporte, pode fazer um tour pelo estádio Dallas Cowboys (nome oficial: AT&T Stadium), um complexo gigantesco que custou quatro bilhões de reais e recebe até 80 mil pessoas.
8) San Diego, Califórnia
Na Baja Califórnia, pertinho da fronteira com o México e a apenas 30 km da vibrante cidade de Tijuana, está San Diego, com suas influências mexicanas, seu litoral amado pelos americanos, sua cena gastronômica marcante e sua histórica relação com a Marinha americana. Para os californianos, San Diego é sinônimo de praia, por causa dos 112 km de litoral e pelas temperaturas agradáveis no ano todo. Para contemplar a costa do Pacífico, o lugar certo é a Torrey Pines State Natural Reserve, a 30 minutinhos da cidade: trata-se de uma reserva bem estruturada cheia de trilhas e vistas estonteantes para o oceano.
Na área urbana, ganha destaque o Balboa Park, um espaço gigantesco que congrega alguns dos principais pontos turísticos de San Diego: são vários museus, jardins temáticos, áreas verdes, restaurantes e o famoso Zoológico de San Diego, que abriga espécies raras e em risco de extinção e é também um centro de pesquisa em prol da vida animal. A cidade também é onde está a maior base naval da Marinha americana e por isso, o porta-aviões USS Midway, instalado no porto de San Diego, é uma atração turística requisitada por quem passa por lá.
7) San Antonio, Texas
Se em Dallas já é possível sentir as influências do México, em San Antonio, a cultura tex-mex é ainda mais forte, já que a cidade está ao sul do Texas e tem mais proximidade com o país. O charme de San Antonio está no River Walk: o calçadão às margens do rio, que tem inspirações holandesas, e abriga os melhores restaurantes, bares e hotéis da cidade. O clássico passeio de barco pelo rio é programa obrigatório na cidade. Em tempo: o passeio pode parecer pega-turista na primeira impressão mas, na verdade, é bem encantador e vale a pena.
Acompanhando a River Walk, está o Pearl District, um dos bairros mais novos e populares da cidade. Prédios históricos, restaurantes estrelados, lojinhas independentes e galerias de arte tornam o Pearl um local descolado e propício para passar o dia (e a noite!). A hospedagem que ganha destaque é o hotel-boutique Emma, instalado na antiga cervejaria Pearl Brewery. O quatro-estrelas tem uma pegada artsy com aspecto histórico e diárias a partir de US$ 502 (RESERVE AQUI!).
6) Phoenix, Arizona
Em meio ao Deserto de Sonora, a capital do Arizona, Phoenix, tem clima ensolarado e seco a maior parte do ano. A dica principal para aproveitar Phoenix é: faça passeios ao ar livre durante o começo da manhã e ao entardecer e deixe o meio do dia para atividades indoor (leia-se: com ar-condicionado). O principal atrativo de Phoenix é o Desert Botanical Garden – um jardim botânico de cactos de diferentes tamanhos e formatos, flores e outras plantas do clima semi-árido –, que é recheado de lugares fotogênicos para garantir os melhores cliques. Fica dentro do Papago Park: parque municipal cheio de trilhas, áreas de piquenique e o lugar certeiro para assistir ao pôr do sol.
A capital do Arizona também é bastante procurada por quem segue rumo ao Grand Canyon National Park, um dos melhores parques nacionais dos Estados Unidos. Quem está numa road trip pelos EUA, pode usar a cidade como parada antes de seguir os 360 km que a separam do parque. Quem vem do Brasil especialmente para conhecer o Grand Canyon, pode comprar passagens direto para Phoenix, que costumam ser mais em conta.
5) Filadélfia, Pensilvânia
MAIORES CIDADES DOS ESTADOS UNIDOS: A apenas 1h30 de trem de Nova York, é fácil fazer um bate-volta desde a Big Apple ou até mesmo estender a viagem para passar uns dias na simpática “Philly”. Mesmo sendo a quinta maior cidade dos EUA, carrega um aspecto intimista (bem diferente da sua vizinha novaiorquina). A cidade foi berço dos acontecimentos mais importantes do processo de Independência dos EUA. Foi lá que os chamados Founding Fathers se encontraram e assinaram a Declaração de Independência em 1776 e a Constituição em 1787. Toda essa história é contada com detalhes e fotografias no Independence Hall.
Na cena gastronômica, merecem destaque o mercado central Reading Terminal Market, que tem de tudo, e o Pat’s King of Steaks, responsável por inventar o Philly cheesesteak, sanduíche que é o marco da cidade. Não dá pra sair de lá sem experimentar. Um dos pontos mais conhecidos da Filadélfia é a escadaria do Philadelphia Museum of Art, mais conhecida como Rocky Steps, pois eram nesses degraus que o personagem de Sylvester Stallone fazia seus treinos. Ali nas proximidades, há até uma estátua dedicada ao boxeador.
4) Houston, Texas
Por ser o segundo maior estado dos Estados Unidos em área, atrás apenas do Alasca, não é surpresa que o Texas tenha três das dez cidades mais populosas do país: Dallas tem mais o aspecto de metrópole cosmopolita, San Antonio guarda para si um charme quase que interiorano e Houston mistura a cultura texana de rodeios, com a história relacionada à aeronáutica e grandes centros comerciais.
Não dá pra falar de Houston sem pensar na icônica frase “Houston, we have a problem”, imortalizada depois do filme Apollo 13, protagonizado por Tom Hanks. Para quem se interessa em saber mais sobre a história da missão e sobre esse universo de naves espaciais, vale a visita ao Johnson Space Center.
Além de cowboys e astronautas, Houston tem uma vida cultural efervescente, representada principalmente pelos distritos: Museum District, com 19 museus, e o Theatre District, com nove casas de espetáculos. A cidade ganha destaque também por ser um ótimo local para compras e ter uma política de devolução de parte da sales tax. Se você curte perambular por shoppings, galerias e outlets, Houston é a cidade certa.
Maiores cidades dos Estados Unidos: top 3
3) Chicago, Illinois
Às margens do Lake Michigan, perto da fronteira com o Canadá, está uma metrópole pulsante, bonita e agradável, considerada a terceira maior cidade dos Estados Unidos. Chicago tem tudo que se espera de um importante núcleo urbano: arranha-céus envidraçados, parques, museus, concertos e espetáculos rolando a todo momento, restaurantes estrelados e hospedagens boutique.
A parte turística da cidade concentra-se na região chamada Loop, onde está o Millenium Park, com a famosa escultura em formato de ameba que já se tornou símbolo de Chicago. Dali, é possível ir curtir os arredores do Lake Michigan na Chicago Lakefront Trail. É também dentro do parque em que está o Art Institute, um museu excepcional com acervo recheado de obras impressionistas e pós-impressionistas.
Ao fim da tarde, um lugar charmoso para se estar é o Navy Pier, complexo com feirinhas, parques de diversão e lojas em frente ao lago. Para conhecer a cena gastronômica, o point é o West Loop. No mercadão gourmet Time Out Market, restaurantes variados agradam todos os paladares: tem pizza, comida vietnamita, hambúrguer, frutos do mar, comidas vegetarianas e mais. Nas proximidades, casas com estrelas Michelin compõem as experiências de alta gastronomia, como o italiano Monteverde e o japonês Momotaro.
2) Los Angeles, Califórnia
MAIORES CIDADES DOS ESTADOS UNIDOS: Dirigir um carro conversível passando por boulervards com palmeiras, com cabelos ao vento: é esta a imagem que costuma vir à mente da maioria das pessoas quando se fala em Los Angeles. Os passeios clássicos envolvem Beverly Hills, a Calçada da Fama, a Hollywood Boulevard, o Santa Monica Pier, os estúdios de cinema e também a foto no letreiro de Hollywood. Dica: vá Lake Hollywood Park no pôr do sol para uma boa foto com vista para a cidade. Para curtir o litoral, a pedida é se direcionar aos canais de Venice.
A cidade também tem uma grande oferta de restaurantes, que vão desde alta gastronomia contemporânea a bowls coloridos e smoothies. Além, é claro, do Farmer’s Market com produtos artesanais e comes e bebes diversos. Não dá pra sair de LA sem ir até o Los Angeles County Museum of Art, museu com gigantesco acervo, que ganhou ainda mais fama por causa da obra em frente à sua fachada: o Urban Light, um aglomerado de 200 lâmpadas dos anos 1920 e 1930, extremamente instagramável.
Los Angeles também é uma cidade estratégica para quem está fazendo uma road trip na Califórnia e também para quem quer conhecer parques nacionais como o Joshua Tree National Park e o Sequoias National Park.
1) Nova York, Nova York
A maior e mais populosa cidade dos Estados Unidos talvez seja aquela que mais está consolidada em nosso imaginário, por causa da quantidade de filmes, séries, documentários e matérias jornalísticas que a retratam. Por isso, não é estranho chegar em Nova York e já sentir uma certa familiaridade – mesmo que seja sua primeira vez na metrópole.
Anos em NY não seriam suficientes para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer, afinal, sempre estão surgindo novas atrações turísticas e exposições. Uma palavra resume a maior cidade americana: democrática. Independente de qual tipo de turista é você, lá certamente há um programa, um restaurante, um museu, um parque que vai te cativar: de points turistões, como a Estátua da Liberdade, a Brooklyn Bridge, a Times Square, a lugares alternativos no Chelsea e no Meatpacking, a rooftops chiques com drinks elaborados e à programação jovem no East Village. Três dias de passeio em NY não são suficientes nem para arranhar a superfície da cidade, mas já te dão um gostinho de quero mais e te permitem tirar fotos instagramáveis.
LEIA MAIS: 24 horas em Dallas, no Texas: os 10 melhores passeios
Para onde viajar em julho nos Estados Unidos: destinos selecionados
Seguro de viagem para a América do Norte: como funciona e qual comprar
Road trip nos Estados Unidos: 14 roteiros épicos
O que fazer em Chicago: roteiro de 3 dias na cidade
O que fazer em Los Angeles em dois dias: programas selecionados
Onde ficar em Los Angeles: os melhores bairros selecionados
amei muito! sonho um dia em voltar e visitar essas outras cidades além da california!