videos de viagem

Dicas vídeos de viagem: como gravar, editar e postar melhores takes

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

Com cada dia mais ferramentas de vídeo chegando nas redes sociais (vide TikTok e Reels), está na hora de, além das fotos, dominarmos práticas de vídeos nas viagens.

Aqui vão 7 dicas de como tirar, editar e postar melhores takes de vídeo em viagens. Dessa forma, você saberá como fazer as capturas em vídeo e imagem da melhor forma possível, além de conhecer a melhor ferramenta para editar os arquivos posteriormente: o CapCut Online.

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

1) Aprenda tudo que puder sobre edição de vídeo

Saber editar seus takes é tudo. Aplicar transições, fades, brincar com o movimento das imagens, ajustar a trilha sonora, colocar legendas se necessário… Editar vídeos com qualidade é tudo. Para isso, você pode usar o CapCut Online, um editor de imagem e de vídeo online gratuito que oferece várias funcionalidades. Domine todas as técnicas dos programas e invista em tutoriais e cursos de edição de vídeo para melhor sua maestria em gravar, editar e finalizar vídeos de viagem. Algumas das funcionalidades do CapCut Online incluem:

● Cortar, girar, redimensionar e espelhar;
● Aplicar filtros, efeitos, transições, textos, stickers, emojis, músicas, sons e narrações;
● Corrigir a exposição, o contraste, a saturação, o brilho, a nitidez, o ruído, a temperatura, o tom e o balanço de branco;
● Remover fundo, objetos, pessoas e outros elementos indesejados das suas imagens, para deixá-las mais limpas e focadas no que você quer mostrar;
● Combinar, dividir, mesclar, reordenar e sincronizar as imagens para criar colagens;
● Fazer vídeo com fotos para criar retrospectivas incríveis das suas viagens;
Transformar foto em desenho, e muito mais.

LEIA MAIS: Como editar suas fotos de viagem como um profissional

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

2) Domine técnicas fotográficas

Vídeos são fotos em movimento. Não dá pra ser um bom videomaker sem antes ser um bom fotógrafo e dominar as práticas fotográficas. Nos vídeos são necessários os mesmos cuidados que se tem nas fotos, com luz, ângulo e enquadramento, produção, linha do horizonte, inserção do objeto ou pessoa no take… Princípios básicos e super importantes da fotografia.

LEIA MAIS: Como tirar boas fotos de você mesmo viajando sozinho

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

3) Equipamentos adequados garantem vídeos de qualidade

Dá pra filmar com o celular? Dá. Mas filmar com uma câmera com mais qualidade faz toda a diferença na hora de gravar um vídeo. Ter em mãos um tripé e um estabilizador de movimento também mudam TODA a captação de imagem de vídeo, assim como um microfone adequado no caso de vlogs e vídeos falados.

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

4) Monte um roteiro para a sua filmagem

Fazer o planejamento do conteúdo a ser produzido vai te ajudar a, claro, produzir takes melhores, mas também a ser mais produtivo e prático durante a filmagem. Isso porque seguindo uma pauta pré-pronta, você fica melhor direcionado a saber o que filmar. Pode ser desde um roteirinho mais elaborado a ideias sequenciais anotadas mesmo no bloco de notas do celular. O importante é não ficar no improviso, uma vez que viajando já temos menos tempo que o desejado para visitar atrações e pontos turísticos e ter que gravar cenas em frente a eles pode virar uma confusão sem uma listinha de takes a seguir. Uma dica pode ser tentar unir os passeios mais fotogênicos e desejados ao melhores horários de luz nesses lugares.

como fazer videos de viagem

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

5) Variação entre takes dá dinamismo ao vídeo

Takes em câmera lenta, outros em time-lapse, de pessoas, de animais, de movimento, de detalhes. Takes variados trazem mais dinâmica ao resultado final do seu vídeo de viagem e tem tudo a ver com o propósito de viajar, mostrando todos os lados de um destino, sua cultura e a vida que acontece ali. Em tempo: movimentos mais lentos costumam funcionar melhor e ter menos chance de frames “tremidos” para a composição do seu vídeo. Se precisar, pode ajustar a velocidade para mais rápido depois na hora da edição.

LEIA MAIS: 13 aplicativos que vão dar um up no seu conteúdo do Instagram

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

6) Grave vídeos para plataformas específicas

TV, computador e Youtube pedem vídeos widescreen na horizontal, enquanto o IGTV, o Reels e o TikTok pedem momentos capturados na vertical. Para gravar vídeos de sucesso, primeiro é importante saber para qual plataforma ele será produzido, para, então adaptar as filmagens ao objetivo final. Mais fácil fazer esse planejamento e, às vezes, executar um mesmo take duas vezes, do que usar imagens inadequadas ao seu propósito depois, diminuindo drasticamente a funcionalidade e a qualidade de um vídeo.

aplicativos-celular-comida-viagem

DICAS VÍDEOS DE VIAGEM

7) Boas práticas de postagem e compartilhamento dos vídeos

Ficou craque em takes, tem todos os equipamentos necessários e sabe editar vídeos como um profissional? Você vai precisar de um canal relevante para compartilhar seus vídeos, seja no Instagram, no Youtube ou na plataforma digital que for. Invista em boas práticas para crescer suas redes, para postar nos horários de pico e atingir mais usuários, para se consolidar como um criador de conteúdo de vídeo no mercado.

LEIA MAIS: Consultoria de fotos e feed para Instagram + como alavancar seu perfil

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Anna Laura
@anna.laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

1 comentário

Olá, que conteúdo caprichoso. Dentro dessa temática, senti falta de uma abordagem do flow – fluxo, eu me perco na organização do que fazer com o quê, é tanta foto e vídeo que a gente acaba produzindo durante a viagem, que fica depois sem saber o que fazer e como fazer, do tipo, armazenar em nuvem? Armazenar em HD? Guardo só o video editado, apago os originais, liberando espaço no telefone? Rsrs Obrigado por compartilhar! Continuem ajudando o @passodestrada a produzir bons conteúdos também.

Resposta
Deixe seu comentário aqui!