O QUE FAZER EM CARAÍVA
O que fazer em Caraíva: 11 programas
Passar o dia na praia do Espelho
Das praias mais deslumbrantes da Bahia (e do Brasil todo), a Praia do Espelho fica a apenas 9 km de caminhada (ou uns 20 minutos de carro depois de atravessar o rio) de Caraíva. Quando o sol incide sobre ela o mar vai do azul-turquesa ao verde-esmeralda, com trechos transparentes mostrando recifes de corais (deixe pra ir num dia bem ensolarado pra ver a praia em todo seu esplendor). Altas falésias forradas de mata também abraçam o conjunto.
Curtir o pôr do sol mágico no rio
Em Caraíva, o sol nasce no mar e se põe no Rio Caraíva. Todo fim de tarde rola um show de cores no céu que você pode assistir das mesas ao ar livre de barzinhos como o Cantinho Mineiro e famoso Boteco do Pará, conhecido pelo inesquecível pastel de arraia, bem recheado e crocante. É programa diário para fazer entre os passeios nas praias e a vida noturna da vila.
CRÉDITO DE VIAGEM NO AIRBNB: até R$ 350 de desconto aqui!
Ficar de boca aberta com a beleza de Corumbau
O que fazer em Caraíva: tours de bugue e de barco levam até a vizinha Corumbau, uma praia estonteante com faixa de areia extensa e vazia, mar azul-claro calminho, barquinhos de pescadores, um bosque de amendoeiras. Periga querer dormir umas noites no vilarejo de lá também. Continue lendo para saber mais sobre o que fazer em Caraíva.
Passear pelas lojinhas do centro
A hipsterização de Caraíva trouxe uma porção de lojinhas bacanas que estão espalhadas pelas ruelas de areia da vila. Há artigos de decoração, roupas praianas, artesanatos feitos com produtos locais. Na rua principal, não perca a Gahyia Cosméticos Naturais, que é uma graça, com cosméticos naturais feitos ali mesmo (tem shampoo, repelente, protetor solar). A Lira Caraíva, de duas mineiras que migraram para lá, tem acessórios e roupas com a cara de Caraíva. Já a LN Pratas (foto ao lado) vende joias lindíssimas com pedras variadas.
Tomar o café da manhã da Duca
A octogenária Duca, forrozeira, artista e cozinheira, é uma personagem icônica de Caraíva. Foi ela que pintou as paisagens coloridas que você vê espalhadas por murais e quadros da vila. Seu restaurante vegetariano serve um café da manhã caprichadíssimo com delícias caseiras: pães, bolos, geleias, frutas. É programa essencial pra se fazer em Caraíva.
Provar um gin do Bob
Trabalhando na noite há 40 anos, o barmen Bob prepara o drinque mais famoso da vila: um gin tônica super aromático feito com ervas diversas e toques de biribiri, um primo da carambola de origem asiática que pegou bem na Bahia quando introduzido durante a colonização. Para provar, chegue mais no bar Toca do Siri, na Praça da Igreja, ou no mais novo bar de praia Saravá, dos mesmo donos, que fica na Barra.
VEJA TAMBÉM: Hotéis e pousadas em Trancoso: onde ficar no vilarejo do sul da Bahia
Andar até a Ponta do Satu
Atravesse o rio de canoa e faça uma cênica caminhada de 3 km até a essa linda praia, perfeita para passar o dia, com alguns quiosques (também dá para ir de lancha). Além da praia, o pessoal curte tomar banho na Lagoa do Satu e de quebra nutrir a pele com a argila que tem ali.
Curtir a noite na vila
O fofíssimo Beco da Lua tem um aglomerado de casinhas coloridas com comidinhas diversas e música ao vivo. Depois, o movimento segue para os forrós-raiz da vila, o do Ouriço e o do Pelé, que recebem bandas ao vivo e têm pistas de dança ao ar livre.
Conhecer a comunidade pataxó
O que fazer em Caraíva: a visita mais tradicional é a vivência na Aldeia Porto do Boi, onde vivem cerca de 30 pessoas da etnia pataxó. Veja com o Marrudo, um dos líderes da tribo e barqueiro conhecidíssimo em Caraíva. Na rua principal há artesanatos feitos por eles à venda. Para provar a culinária típica, vá ao restaurante Patioba comer o peixe servido na folha de bananeira.
VEJA TAMBÉM: Nossos 6 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar
Curtir a praia principal na frente da pousada Coco Brasil
Lugarzinho esperto para curtir a praia de Caraíva, a área em frente à pousada é ótima, com espreguiçadeiras, quiosques, guarda-sóis e um restaurante para pedir petiscos (e é mais vazia do que a faixa de areia da Barra, que pode superlotar na temporada). No cair de noite, por vezes há roda de samba ou gente arranhando no violão.
Veja aqui Airbnbs em Caraíva!
CRÉDITO DE VIAGEM NO AIRBNB: até R$ 350 de desconto aqui!