O melhor é descer rumo ao litoral – faz muito calor e ficar batendo perna pelas capitais europeias não é a coisa mais agradável do mundo – e buscar lugares de praia fora do óbvio, por onde as excursões turísticas não vão passar.
Para onde viajar na Europa em julho: 7 escolhas certeiras de destinos
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Costa do Alentejo, em Portugal
Uma boa alternativa aos agitos do Algarve durante o verão europeu é a Costa do Alentejo, no sudoeste de Portugal. Com suas praias semivirgens ladeadas por campos de flores rasteiras, rochedos e aldeias silenciosas de casinhas brancas, a costa alentejana é remota, silvestre e autêntica. Dá pra percorrer o Alentejo litorâneo de carro a partir de Lisboa passando por Comporta, Vila Nova de Milfontes e sua praia vizinha, Malhão. O último ponto de parada pela região é Zambujeira do Mar. Em seguida, se quiser, dá pra continuar a viagem rumo ao Algarve. Veja aqui o nosso roteiro pela costa do Algarve e do Alentejo. Se preferir se manter longe da multidão de turistas, outra alternativa é subir de volta pra Lisboa passando pelas cidades e vinícolas no interior do Alentejo.
LEIA TAMBÉM: Onde ficar no Alentejo: 20 hotéis a partir de € 60
Guia do Alentejo: as cidades e vinícolas da região mais autêntica de Portugal
ONDE FICAR NO ALANTEJO
Outeiro do Barro
São apenas 8 quartos dispostos em casinhas pintadas de azul e branco. As instalações contam com piscina e um terraço onde é servido o café da manhã com vista para a vegetação roceira e o Lago Alqueva. Entre Évora e Monsaraz.
ECORKHOTEL Evora
Este hotel quatro-estrelas com pegada sustentável tem como tema principal a cortiça, um produto bem alentejano, que reveste toda a construção principal. Com design arrojado, tem restaurante, spa, piscina e academia.
Convento do Espinheiro
Cercado pelas planícies alentejanas, este convento do século XV foi todo adaptado para virar um dos melhores hotéis no Alentejo. A cisterna virou wine bar e o jardim ganhou um spa e uma bela piscina.
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Paros e Zakhyntos, na Grécia
Melhor do que explorar Santorini e Mykonos no burburinho de julho é conhecer uma Grécia mais pacata. Paros tem praias lindas como Glyfa, Lolantonis, Kalogeros, Kolimbitres e Ampelas. Não muito longe dali ficam as lagoas azuis de Antíparos e Koufonisia, acessíveis por passeios de barco. Outro endereço grego que surpreende é Zakhyntos. Seu cartão-postal é a Navagio Beach, uma praia de mar azul (cor sabão em pó!) contornada por imensas falésias, disseminada mundo afora nas fotos do Instagram. Além da faixa de areia icônica, dá pra visitar de barco as pequenas cavernas situadas na encosta do mar, as praias de Marathonisi e Xigia e as piscinas naturais de Porto Limnionas.
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Croácia
Com comida barata, paisagens naturais surpreendentes, ruínas dos tempos romanos e cidades pitorescas banhadas pelo Mar Adriático, a Croácia vem se tornando cada vez mais popular entre os viajantes. Mas ainda dá tempo de conhecer o destino sem muitos turistas, mesmo no mês de julho. O país é pequeno e perfeito pra uma road trip. Algumas das paradas obrigatórias são as muralhas de pedra e ruelas de Dubrovnik, a colorida cidade de Rovinj, a eclética capital Zagreb, Split, cidade-cenário da série Game of Thrones, e o gigantesco o Parque Nacional dos Lagos Plitvice com suas cachoeiras e trilhas que conectam 16 lagos maravilhosos de tons azuis e verdes.
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Menorca e Mallorca, na Espanha
Julho, quando o mar fica mais quente e as chuvas mais raras, é a melhor época pra conhecer as ilhas do arquipélago espanhol das Baleares. Menorca é mais tranquila, com bastante verde e praias mais remotas de um mar azul-turquesa tão límpido que os barcos parecem estar flutuando. Além da beleza natural da Cala Macarella, baía ao sul da ilha, a paisagem de origem vulcânica ao norte de Menorca e sua charmosa Ciutadella também valem a visita. Leia mais sobre o que fazer em Menorca aqui. Mallorca, por outro lado, é maior e mais agitada. O ideal é revezar a sua estadia entre as praias da costa leste e as mais “caribenhas” de Es Trenc , a capital Palma, Torent de Pareis, os mirantes de Formentor e os vilarejos de Deià e Valldemossa. Veja aqui em mais detalhes o que fazer em Mallorca.
ONDE FICAR EM MALLORCA
Nakar Hotel
O terraço desse hotel é imbatível, com uma piscina de borda infinita da onde se vê a catedral. Quartos têm paredes de cimento queimado e móveis de design. O restaurante serve pratos locais e o spa oferece piscina aquecida.
Belmond La Residencia
Provavelmente o mais lindo da ilha toda, conte com spa, quadra de tênis, uma piscina cinematográfica, um restaurante top, um café da manhã luxuriante. Quartos são enormes e têm banheira e amenities de luxo.
Hotel Des Puig
Um hotelzinho fofo na mais fofa ainda vila de Deià. São apenas 9 quartos espaçosos com pisos fofos de ladrinho e uma piscina com vista para as montanhas. O ótimo café está incluso na diária
LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Mallorca: melhores partes da ilha e melhores hotéis
Onde ficar em Menorca, na Espanha: melhores partes da ilha e hotéis
NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto
O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Montenegro
Montenegro ainda é um país que passa despercebido pelos turistas, mesmo com muito para conhecer nesse pequeno território no sudoeste da Europa à beira do mar Adriático. A atração turística mais famosa é Kotor, vila medieval situada na beira dos fiordes, melhor fotografada 1 300 degraus acima, no ponto mais alto de suas muralhas, de onde se tem a melhor vista do local. Mais adiante fica o povoadinho de Perast, com apenas 400 habitantes e, pasme, 16 igrejas! Adentro do montanhoso país, vale ver o Mosteiro de Ostrog, encaixado num penhasco, e o Parque Nacional de Durmitor.
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Sicília, na Itália
A maior ilha da Itália é um prato cheio pra quem gosta de vilarejos fotogênicos, mar azul, ruínas de civilizações antigas, gastronomia refinada, excelentes vinhos e hospedagem econômica. No roteiro inclua a encantadora cidade de Taormina e seu teatro grego, as ruínas de Siracusa e os templos gregos de Agriento. Além de toda a carga histórica, Sicília guarda preciosos tesouros naturais como as Ilhas Eólias, as praias de Licata, da Torre Salsa e de Calamosche, umas das mais bonitas da região. Quem se interessa por vulcões vai curtir um passeio até o famoso vulcão Etna, um dos mais altos e famosos da Europa, ainda ativo.
PARA ONDE VIAJAR NA EUROPA EM JULHO
Provence na França
Apesar de ser uma escolha turística comum, a melhor época pra conhecer a região da Provence é entre junho e julho, quando os campos de lavanda estão em plena floração, então vale ir agora. O ideal é começar a viagem em Aix-en-Provence e seguir pelas estradas departamentais rumo ao Plateau de Valensole, um lindo campo de lavandas com árvores e montanhas ao fundo. A viagem continua pelas águas esverdeadas das Gorges du Verdon, onde você poderá se banhar e fugir do calor, e por vilarejos pitorescos no alto das colinas como Roussillon, Gordes e Les-Baux-de-Provence. Aproveite pra conhecê-los sem pressa e fugir da rota turística óbvia. Encerre a viagem em Avignon, onde você poderá visitar o bonito Palais des Papes.
ONDE FICAR EM PROVENCE
La Clorinde
No centro de um olival, a apenas 800 metros da Vila de Moustiers, o hotel conta com localização estratégica para conhecer as Gorges du Verdon (1,5 km de distância) e apreciar a beleza do lago de Sainte Croix (3 km) e dos campos de lavanda. Os quartos são amplos e iluminados, com vista do jardim e das montanhas. E o melhor: o café da manhã e o jantar, preparado com produtos locais, são servidos no terraço – perfeitos para apreciar os encantos da gastronomia provençal.
Hôtel La Bonne Auberge
Situado no deslumbrante Parque Regional Verdon, o hotel conta com uma acolhedora piscina com vista para as majestosas montanhas, além de um encantador terraço no jardim. Os quartos, elegantemente decorados, oferecem isolamento acústico e vistas deslumbrantes. O restaurante é ótimo, destacando-se por seus pratos regionais e mesinhas ao ar livre. Obs: está estrategicamente localizado a apenas 5 km das deslumbrantes Gorges du Verdon.
Les Restanques De Moustiers
O Hotel Les Restanques De Moustiers, com seu encantador estilo provençal, oferece um terraço floral a apenas 500 metros da aldeia de Moustiers Sainte Marie e uma piscina. Cercado pela natureza, o hotel proporciona vistas panorâmicas das montanhas, os quartos são rústicos e o café da manhã é servido no terraço. À noite, você pode desfrutar de drinks exclusivos no bar. Mais: está a apenas 5 km do Lago de Sainte-Croix e de Gorges du Verdon.
LEIA TAMBÉM: Roteiro pelos vilarejos e campos de lavanda mais bonitos da região da Provence
Ótimas dicas! Agradeço.
muito bom mesmo..parabens
Todos esses lugares são um sonho conhecer! Gorge du Verdon está na minha bucket list há anos (preciso visitar, né?) e cada vez mais me interesso pela Croácia. Adorei conhecer essa alternativa ao Algarve porque imagino que seja muito cheio mesmo no verão.
Se eu puder contribuir, quero deixar uma dica sobre a Sicília! Eu conheci em agosto de 2013 e viajei usando os trens da região. O melhor é alugar um carro porque a ilha não tem um transporte público muito bom para interligar as cidades. Sem contar que as viagens de trem demoram muito! Passei quase 6 horas em um, tirando boa parte do tempo de viagem.
Quem quiser saber mais sobre a Itália, fique à vontade para conhecer meu blog também http://www.alemdeviagem.com.br <3