Fazer intercâmbio é, sem dúvidas, uma das melhores experiências que existem.
LEIA MAIS: Três sites incríveis para fazer intercâmbio (quase) de graça
1) CONHECER MELHOR A SI MESMO
Sabe aquele clichê que diz que a gente só conhece um amigo de verdade quando viaja com ele? Pois o mesmo vale pra gente. Passar um tempo em outro país longe de tudo que conhecemos nos induz a descobrir novas versões de nós mesmos, que, muitas vezes, nem fazíamos ideia de que pudessem existir. Morar fora traz à tona o nosso melhor e o nosso pior: e só cabe a nós mesmos aprender a lidar com isso. Leia também sobre viagens e autoconhecimento aqui.
2) CONHECER MELHOR OS OUTROS
Dizem que só quem olha uma situação de fora consegue realmente compreendê-la. Fica muito mais fácil de entender nossas relações quando estamos longe, além do que fazer intercâmbio e mudar de endereço por algum tempo nos obriga a abrir a mente pra novas pessoas, culturas e experiências, nos ensinando a encarar as coisas de uma forma mais flexível. Leia sobre viajar com os amigos aqui.
3) CONHECER MELHOR O MUNDO
Na vida real, todo mundo tá sempre inventando uma desculpa pra não sair da zona de conforto. Quando estamos em outro lugar, já fora da bolha, partir por aí desbravando o mundo se torna muito mais simples. Viajar durante o intercâmbio quase sempre vem com um perrengue – e a graça acaba sendo exatamente essa.
4) TER AMIZADES INTERNACIONAIS
Além dos novos amigos locais, estrangeiros sempre acabam encontrando estrangeiros e criando fortes laços de amizade com quem também tá longe de casa durante o intercâmbio. Dito isso, comemore: é bem provável que você terá uma casa pra chamar de sua até mesmo na China.
5) APRENDER UMA NOVA LÍNGUA
Você pode passar 10 anos da sua vida fazendo aulas de francês: ainda não será o mesmo que praticar o idioma diariamente durante um ano. As idas ao supermercado, as noites assistindo TV e mesmo as curtas conversas com os vizinhos acabam sendo muito mais eficazes que todas aquelas horas dentro da sala de aula. Agora, se quiser ficar craque mesmo, tenha uma turma de amigos locais. E saia com eles pelo menos uma vez por semana. Três cursos de idiomas para aprender uma nova língua sem sair de casa: veja aqui.
6) MELHORAR O CURRÍCULO
Hoje, mais do que nunca, estudar no exterior é quase que uma obrigação no mundo profissional. Longe de querer soar clichê, mas cursar uma etapa da graduação/pós-graduação/mestrado ou se especializar em cursos de curta duração fora do país pode ser a diferença que te fará conseguir aquela vaga de emprego.
7) NUNCA É TARDE PRA EMBARCAR
Idade nunca foi documento e, tratando-se de anos sabáticos, muito menos. Largar tudo e mergulhar em uma jornada de redescoberta e reinvenção pode ser uma das decisões mais sábias de um ser humano – em qualquer período da vida.
8) É SÓ UMA FASE
Um ano não é eterno, e, por mais que nos momentos de saudades de casa tudo pareça mais difícil do que realmente é, esse tempo passa muito, mas muito rápido. No final, as listas de passeios que você queria fazer ainda estarão incompletas – além de maiores. E sabe o que é mais engraçado? Uma semana em casa e você já estará mentalmente arquitetando seu retorno ao exterior, mesmo que em uma breve viagem.
Adorei o Blog,Betina! Agora vamos ficar ligadões! Beijos, Fabi do Viagens e Vivências!
Muito bom. Fiz isso só que com 2 meses. Agora pretendo passar mais tempo. É maravilhoso mesmo. Grata.