O Médanos de Coro, na Venezuela, é um oásis de dunas que se estende por 34 km de comprimento, criando um cenário deslumbrante que lembra os desertos mais famosos do mundo.

A 320 km de Caracas, o Médanos de Coro fica na cidade de mesmo nome e oferece uma paisagem espetacular para os amantes da natureza e fotógrafos, além de experiências únicas como sandboard e observação da vida selvagem. Veja abaixo tudo sobre o Parque Médanos de Coro, na Venezuela.  

LEIA MAIS:
Turismo na Venezuela vale a pena? guia com roteiro e FAQ sobre o país
O que fazer em La Guaira, Venezuela: 6 atrações imperdíveis no Estado
Quando ir a Los Roques, Venezuela: guia completo com melhor época e dicas
Parque Nacional Morrocoy: tudo sobre o paraíso no Caribe Venezuelano

ÍNDICE:

  1. Onde fica o Parque Médanos de Coro, Venezuela? 
  2. Como chegar no Parque Médanos de Coro, Venezuela? 
  3. O que fazer no Parque Médanos de Coro, Venezuela? 
  4. Quais animais podem ser encontrados no Médanos de Coro?
  5. Cidade de Coro
  6. Como montar seu roteiro na Venezuela?

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO!

Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto

O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.

Parque Médanos de Coro, Venezuela

Onde fica o Parque Médanos de Coro, Venezuela? 

Criado em 1974, o Parque Nacional Médanos de Coro está localizado próximo à cidade de Coro, capital do estado de Falcón, no Noroeste da Venezuela, e abriga dunas extensas em um ambiente único, com temperaturas variando entre 16°C e 27°C ao longo do ano. Além das dunas imponentes, o parque é lar de uma fauna diversificada que inclui répteis e aves encontrados em zonas de mangue. Visitantes podem explorar as dunas caminhando por conta própria, embora seja aconselhável solicitar a orientação de um guia para evitar se perder. Obs: a entrada no parque é gratuita.

Como chegar no Parque Médanos de Coro, Venezuela? 

O ponto de partida ideal para visitar o Parque Nacional Médanos de Coro é a cidade de Coro, que possui um aeroporto com voos regulares de Caracas e outras cidades venezuelanas. O parque está localizado a apenas 30 minutos de carro de Coro. Como alternativa, você pode pegar um ônibus no Terminal La Bandera em Caracas e, ao chegar, seguir de carro até o parque. Para explorar a região, as opções mais convenientes são alugar um veículo, ir de táxi ou contratar um tour local – um táxi cobra cerca de 1 000 bolívares (R$ 150) até o parque.

O que fazer no Parque Médanos de Coro, Venezuela? 

Você pode caminhar ou deslizar pelas impressionantes dunas de areia e sentir a imensidão deste cenário deslumbrante. Formadas pela acumulação de areia movida pelo vento do Leste, suas dunas lembram o Deserto do Saara, estendendo-se por 34 km de comprimento e 5 km de largura, com uma altura média de 20 metros acima do nível do mar. Além disso, o parque é um paraíso para fotógrafos, especialmente ao nascer e pôr do sol, quando as sombras e cores das dunas criam um cenário mágico. Para os aventureiros, o sandboard é uma atividade imperdível: você pode alugar uma prancha e deslizar pelas dunas para uma descarga de adrenalina. A observação da vida selvagem é outra atração, com a chance de ver lagartos, raposas e uma variedade de aves migratórias. E mais: explorar as dunas em um passeio de buggy é uma maneira emocionante de conhecer o parque, e passeios guiados oferecem segurança e informações valiosas sobre a geologia e a ecologia da área.

Quais animais podem ser encontrados no Médanos de Coro?

No Parque Nacional Médanos de Coro, apesar do ambiente desértico, você pode encontrar uma variedade interessante de animais. Os mamíferos são raros, mas os répteis são mais comuns, incluindo cascavéis, lagartos e iguanas. Mesmo raros, dá para encontrar cabras. Entre as aves, você pode avistar falcões, perdizes, cardeais e periquitos. Nas áreas de mangue e praias, flamingos, corocoras, tesourinhas e garças são comuns.

LEIA MAIS: Confira aqui os documentos necessários para viajar para a Venezuela
Melhor época para viajar pela América do Sul: previsão mês a mês
Road trip na América do Sul: 6 roteiros entre lagos, praias e montanhas
Onde comer em Caracas: 10 restaurantes para conhecer na capital da Venezuela

Cidade de Coro

Coro é uma cidade encantadora e cheia de história, capital do estado de Falcón. Fundada em 1527, já foi capital do país e é uma das cidades coloniais mais antigas da América, um exemplo vivo da fusão entre as arquiteturas espanhola e alemã. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1993, Coro é um testemunho vibrante da história colonial venezuelana – o centrinho é um charme! E mais: oferece uma rica cultura local, com produção de tabaco, café e cacau, além de indústrias de sabonetes, sapatos e charutos. O desenvolvimento das refinarias de petróleo na Península de Paraguaná impulsionou o crescimento das atividades comerciais, transformando Coro em um importante centro econômico e turístico.

Por lá, você pode conhecer o centrinho, uma verdadeira viagem no tempo, com cerca de 600 edifícios históricos bem preservados. Passeie pelas ruas de paralelepípedos e admire as casas de tijolos de barro, muitas com influências arquitetônicas espanholas, holandesas e locais – não deixe de visitar a Catedral de Coro. A cidade não é apenas um museu ao ar livre, mas também um centro cultural vibrante, onde você pode visitar casas senhoriais como a Casa Arcaya, testemunha da rica história local. No porto de La Vela, a apenas 11 km de Coro, você pode apreciar vistas do Mar do Caribe e aprender sobre a história marítima da região.  

Como montar seu roteiro na Venezuela?

Passporter é um aplicativo prático e altamente eficiente, desenvolvido por viajantes para viajantes, que facilita o planejamento de suas viagens. Com uma comunidade de mais de 559 mil viagens feitas, o app possui um sistema de inteligência artificial que constrói, automaticamente, um itinerário personalizado com base nas suas preferências – seja você um amante de passeios culturais e artísticos, um apreciador da culinária local, ou ainda um entusiasta das maravilhas naturais, como praias paradisíacas, cada aspecto da viagem pode ser adaptado de acordo com seus interesses. E mais: conte com roteiros completos divididos por quantos dias você ficará no destino, e o app não monta apenas seu roteiro, mas também facilita a realização de reservas de traslado e hotel.

BAIXE O APLICATIVO AQUI

E aí, você já conhecia o Parque Médanos de Coro? Conta pra gente!

Maria Eduarda Paiva

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário

voltar ao topo