A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, conhecida por sua imensa biodiversidade e vastidão, e um dos destinos mais fascinantes, mágicos e restauradores para planejar uma viagem. 

Não tem ideia de como são os passeios ou mesmo por onde começar a planejar sua viagem? Confira aqui o que fazer na Amazônia em 5 dias e nossas dicas extras!

LEIA TAMBÉM: Como ser turista consciente na Amazônia em 8 passos básicos

ÍNDICE

  1. Como planejar uma viagem para a Amazônia?
  2. Qual a melhor época para ir na Amazônia?
  3. Quantos dias para conhecer a Amazônia?
  4. O que fazer na Amazônia em 5 dias?

Como planejar uma viagem para a Amazônia?

O primeiro passo é escolher em qual época você vai querer visitar a Amazônia, cheia ou seca – cada uma tem sua particularidade e benefícios, mas cabe a você entender suas expectativas (leia mais sobre Quando ir para a Amazônia). Segundo passo, escolha  uma agência ou mesmo uma acomodação que tenha todos os serviços de passeios inclusos – como o Juma Amazon Lodge, que vai garantir um bom aproveitamento da viagem e perrengue zero. Terceiro passo: preparação. Com tudo pronto, agora é só estar em dia com as vacinas recomendadas (não são obrigatórias, mas altamente indicadas!) e arrumar a mala. 

VEJA TAMBÉM: O que levar na mala para a Amazônia: roupas de aventura para a selva
Frases sobre a Amazônia: 11 citações sobre a maior floresta tropical do mundo

Qual a melhor época para ir na Amazônia?

O inverno amazônico, de dezembro a junho, é quando chove mais e os rios entram no período da cheia, quando a floresta alaga, sendo possível navegar entre os igapós. De julho a novembro é a seca: prainhas se formam nas margens dos rios na selva e nas cidades. São duas experiências diferentes e igualmente interessantes. Tudo depende da sua expectativa com a viagem, leia mais aqui sobre a melhor época para viajar à Amazônia.

roupa-amazonia

Quantos dias para conhecer a Amazônia?

Tem roteiro para todos os gostos, bolsos e disponibilidades – de uma noite até 5 noites. Se você tem pouco tempo, sugerimos no mínimo três dias pra ter um gostinho da Amazônia, que já vai incluir o encontro das águas, passeios de barco, canoagem, amanhecer no rio… mas com 5 dias já dá pra aprofudar mais, o que inclui todas as atividades de uma viagem curta, além de acampamento na floresta, trilhas na floresta, visita à comunidades indígenas, e mais tempo para relaxar na hospedagem. 

O que fazer na Amazônia em 5 dias?

Esse é um guia que tem como base um roteiro de cinco dias oferecido pelo Juma Amazon Lodge, o eco lodge que o Carpe Mundi já se hospedou e recomenda. Se você quer saber mais sobre a acomodação, veja o FAQ completo. Lembrando que todos os passeios estão sujeitos a alterações dependendo das condições climáticas do dia – alô, climinha tropical!

O QUE FAZER NA AMAZÔNIA EM 5 DIAS
DIA 1

Considerando que você já passou um dia em Manaus – inclusive, não deixe de fazer isso, tá? 

Encontro das águas

Esse passeio vai acontecer entre o trajeto de Manaus até o hotel, já que o encontro do Rio Negro e Solimões fica a aproximadamente 10 minutos de barco do porto da capital. É uma atividade clássica (e praticamente obrigatória!), onde você vai ver – e tocar – no fenômeno natural onde as águas dos dois rios, barrentas e alcalinas, não se misturam, criando uma linha visualmente bem definida que se estende por quilômetros e a partir da onde você consegue até mesmo sentir diferenças de temperaturas e densidades. 

Reconhecimento hotel

É o momento de acomodar-se no seu quarto, dar uma passeada pela estrutura do hotel, esticar as pernas depois de um longo percurso (de Manaus até o Juma Amazon Lodge, por exemplo, são praticamente 3 horas de viagem entre barcos e vans) e descansar um pouquinho. 

SOBRE O JUMA AMAZON LODGE

O Juma é um hotel construído no meio da selva amazônica e oferece uma das experiências de viagem mais autênticas, diferentes e sustentáveis que se tem no país. Das áreas comuns, a mais bacana é a piscina de rio, que é cercada por grades dos lados e no fundo, impedindo a entrada de peixes e outros bichos, mas deixando a água circular. No hotel, pacotes de três a cinco noites em bangalôs rústicos sob palafitas à beira do Rio Juma (um afluente do Rio Negro) incluem passeios como canoagem, focagem noturna, caminhadas na floresta e até mesmo pernoite em redes no meio da mata. É uma boa desculpa pra se desconectar do Wi-Fi e conhecer a fundo a maior floresta tropical do mundo. diárias desde R$ 3 033 (casal): RESERVE AQUI.

Torre de observação

Para assistir ao pôr do sol de outro ângulo. O Juma Amazon Lodge construiu uma torre de observação de 31 metros de altura e cerca de 68 degraus – debaixo quase não dá para enxergar seu topo, de cima, uma vista panorâmica 360º e uma Amazônia nada tímida, onde podemos assistir a vida acontecendo acima da copa das árvores, com o céu mudando de cor, colorindo a imensidão natural, enquanto alguns animais vão se despedindo, e outros vão entrando em cena. 

Passeio noturno

Pela noite, logo depois do jantar, embarque no barquinho e explore a floresta à noite, onde tudo se transforma, o céu fica estrelado, as águas mais calmas ainda e o que predomina são novos sons dos animais noturnos que, por vezes, podem parecer até um pouco ensurdecedor. 

O QUE FAZER NA AMAZÔNIA EM 5 DIAS
DIA 2

nascer-sol-amazonia

Amanhecer no Rio Juma

Antes mesmo dos primeiros sinais de sol na Floresta Amazônica, saia para uma expedição tranquila entre o rio para assistir à alvorada do dia, ver a natureza acordando, a fauna ativa e os sons mudarem novamente o ambiente – bem diferente do que você viu pela noite. 

LEIA MAIS: Rio Juma, Amazonas: tudo sobre o rio de água negra e sua biodiversidade

Caminhada na floresta

As caminhadas guiadas pela mata fechada da Floresta Amazônica são tudo aquilo que o imaginário idealiza quando se pensa em uma viagem para lá. Em uma curta expedição, de uma horinha, você aprende sobre a fauna e flora local, quais árvores servem pra que, porque elas se desenvolvem dessa forma, explora seus cheiros e texturas e pode até se aventurar a sentir suas propriedades medicinais na própria pele – vide o ninho de formigas tapibas, que têm propriedades repelentes. Basta colocar a mão no formigueiro, deixar as pequenas (mas muitas!) formigas subirem na sua mão e, em seguida, espalhá-las pelas mãos e braços, deixando seu odor suave na pele. Claro, você pode pular a experiência, mas é aquele ditado: tá na sua, é pra se molhar, né? ah, elas não picam!

LEIA MAIS: Como ver macacos na Amazônia: guia completo com dicas e melhor época
Hotel de selva na Amazônia: um FAQ completo sobre a experiência de viagem

Visita a uma Sumaúma

Um dos pontos altos da viagem. A Sumaúma é uma das maiores árvores da floresta, conhecida como a Árvore da Vida, a Rainha da Floresta Amazônica, que majestosamente ergue-se por impressionantes 50, 60, ou mesmo 70 metros de altura, com raízes de 300 metros de profundidade, um tronco de 3 metros de diâmetro e uma vida infinita de histórias – podendo chegar a mais de 900 anos de idade. Ela, além de linda e imponente, também é considerada sagrada pelos povos maias e indígenas, com a premissa que elas seguram o céu, guiam caminhos e ainda servem de proteção e morada da Kurupira, espírito sagrado que protege a floresta. Em tempo: vale reforçar o repelente porque nessa área em específico tem bastante incidência de bichinhos!

sumauma-amazonia

O QUE FAZER NA AMAZÔNIA EM 5 DIAS
DIA 3

Caminhada pela floresta 

arrumando-a-mala-amazonia-selva

Experiência exclusiva do Juma Amazon Lodge, onde você primeiro explora, por cerca de três horas, outras curiosidades da Amazônia, como: qual árvore a Natura usa pros seus produtos da linha Chronos, qual é utilizada no fixador do chanel nº5, quais as formas de comunicação e sobrevivência na natureza, segundo os caboclos e, pra quem quiser mais imersão ainda, tem a oportunidade de comer a larva do babaçu, uma prática tradicional onde você retira a larva da semente do babaçu e experimenta esse iguaria rica em proteína e nutrientes – tem que provar sem preconceito, o gosto, na verdade, é de leite de coco. 

Churrasco ao ar livre

A manhã acaba com um churrasco ao ar livre, isolado, com boa estrutura, comida fresquinha, com tambaqui na brasa e, pra finalizar, com um deck com acesso exclusivo ao rio, para dar um mergulho refrescante pré almoço. 

Visita à casa do caboclo

Os caboclos são descendentes de indígenas, africanos e europeus e que possuem um conhecimento ancestral, profundo e prático da natureza. Durante a visita você vai conhecer mais sobre a produção da farinha de mandioca, assim como todo o processo de manejo da mandioca para extração de tucupi, a goma e a farinha. Você também vai ser apresentado ao açaizeiro e diversas outras plantações familiares do jardim do caboclo, como o jambu. É uma experiência bem única e imersiva. Para fechar, rola cafezinho com beiju e, se quiser, dá para comprar alguns artesanatos que eles vendem por ali. LEIA TAMBÉM: Como ser turista consciente na Amazônia em 8 passos básicos

Pernoite na floresta

Para os mais aventureiros, depois da janta, a noite acaba em um pernoite na floresta – para dormir como antigamente, direto na rede, ao som dos fauna e flora da Amazônia. A aventura acontece em uma ilha exclusiva e segura propriedade do hotel Juma que fica a 4km dos lodges. A estrutura é a mesma de onde você almoçou mais cedo, com deck, banheiro e o lugar pra dormir, uma salinha com redes suspensas e que, ao invés de paredes, temos mosquiteiros – para uma noite mais tranquila! A graça está em justamente viver os sons da natureza com pouquíssima interferência, como o balançar das árvores, passarinhos e o coro dos bugios que reforçam a sensação de estar em um ambiente selvagem e primitivo.

O QUE FAZER NA AMAZÔNIA EM 5 DIAS
DIA 4

Manhã livre para curtir o hotel

Aproveite para curtir a piscina de rio, descansar (caso você não tenha dormido muito bem na rede) e relaxar, afinal, os outros dias foram cheios de coisas, então é sempre bom dar uma aquietada. 

Passeio de canoa

Você passa remando pelos igarapés (riachos) e igapós (floresta inundada, mais visível durante o período da cheia dos rios), dando a volta ao redor do hotel, em duas ou até três pessoas na canoa. Durante o percurso, é possível ouvir os barulhos da floresta e sentir a água do rio fluindo.

Plantio de árvore

Participe do plantio de uma árvore como forma de contribuir para a preservação da floresta. O Juma fornece uma muda de árvore de Cumaru para cada visitante, que faz todo o processo de plantação – dá retirada de terra, ao plantio de fato. No fim, rola até um certificado de contribuição. Um momento simbólico e perfeito para fechar a estadia na Amazônia.

Pôr do sol na torre de observação

Às vezes, ainda rola um pôr do sol novamente na torre de observação, a 30 metros do chão. 

O QUE FAZER NA AMAZÔNIA EM 5 DIAS
DIA 5

Hora de dar tchau

Mas – spoiler – você com certeza não vai querer ir embora. Ainda dá para estender a viagem até Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras e uma das principais áreas de turismo ecológico no estado do Amazonas. Quem fica no Juma Amazon Lodge pode usar o serviço receptivo da rede para organizar seu tour à Figueiredo. 

LEIA TAMBÉM: Presidente Figueiredo é a rota das cachoeiras no coração da Amazônia

O QUE INCLUI NO:

ROTEIRO DE 2 NOITES

Encontro das Águas

Passeio de Canoa a Remo

Visita à Torre de Observação

Passeio Noturno

Amanhecer no Rio Juma

Caminhada na Floresta

Palestra

O QUE INCLUI NO:

ROTEIRO DE 3 NOITES

Encontro das Águas

Passeio de Canoa a Remo

Visita à Torre de Observação

Passeio Noturno

Amanhecer no Rio Juma

Caminhada na Floresta

Palestra

O QUE INCLUI NO:

ROTEIRO DE 4 NOITES

Encontro das Águas

Passeio de Canoa a Remo

Visita à Torre de Observação

Passeio Noturno

Amanhecer no Rio Juma

Caminhada na Floresta

Palestra

+ Caminhada com churrasco

+ Visita à casa do caboclo

+ Caminhada com Churrasco

+ Visita à Casa de um Caboclo

+ Plantio de uma Árvore

+Visita a uma Sumaúma

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo